A campanha contra a gripe em 2020 já tem início previsto. Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o período escolhido foi março (um mês antes do que em 2019, quando a ação foi inciada  em abril). A antecipação, conforme pontuou Mandetta, já estava prevista antes mesmo da epidemia do novo coronavírus ganhar proporção mundial. Porém, a imunização pode ajudar a descartar possíveis casos suspeitos no país, tendo em vista que, os sintomas das duas doenças são semelhantes. A medida vis ainda evitar que os serviços de saúde fiquem sobrecarregados de pacientes com sintomas respiratórios.

Sobre a eficácia da imunização, Mandetta destacou: “A vacina confere grau de imunidade. Se você tomou a vacina, você tem alguns vírus que estão no componente dessa vacina e vão alcançar 95, 97, 98% de não ser [contaminado] porque estavam na vacina. Isso ajuda o profissional de saúde”.

Na manhã de hoje (6), secretários de saúde dos estados e capitais do país se reuniram com o ministro durante a 1ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite 2020, realizada com o intuito de discutir estratégias de um plano de contingência caso o novo coronavírus chegue ao território brasileiro. Inclusive, os secretários chegaram à sugerir a antecipação das vacinas contra a gripe.

Ontem (5), o Ministério da Saúde disse que era previsto o investimento de aproximadamente R$ 140 milhões em recursos para adquirir insumos no enfrentamento do novo coronavírus (compra de máscaras cirúrgicas, luvas, materiais reagentes, entre outros).

De olho no calendário 

A campanha de imunização da gripe terá início em março e terminará um mês depois, em abril. A vacina contra a gripe contém uma composição que varia a cada ano, conforme os vírus mais frequentes. Ano passado, ela continha os vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e um Influenza B.

Mesmo com a campanha, o ano de 2019 registrou  796 mortes e 3.430 casos de infecção somente pelo H1N1. O que significa dizer que, este vírus da gripe matou 23,2% dos pacientes internados no Brasil com sintomas, ou 23 a cada 100 doentes. Até agora, o coronavírus matou cerca de 2% dos pacientes internados com a infecção.

O sarampo também foi lembrado pelo ministro da Saúde durante a reunião desta quinta-feira. Ele alertou para a campanha de vacinação contra a doença, que neste ano começa no dia 10 de fevereiro (segunda-feira) e termina em 3 de março. O público alvo será crianças e adolescentes de 5 a 19 anos. Já a segunda etapa deverá ocorrer de 3 a 31 de agosto, com público alvo de 30 a 59 anos.

 

0 0 votos
Article Rating