A rede estadual de ensino já conta com experiências exitosas neste contexto por meio dos Complexos Integrados de Educação e unidades da Secretaria da Educação do Estado, que funcionam em escolas localizadas em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú e Eunápolis, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
A parceria com a UFBA foi discutida nesta terça-feira, 11, pelo secretário estadual de educação, Jerônimo Rodrigues, e pelo pró-reitor de Ensino e de Graduação da UFBA, Penildon Silva Filho.
Nos Complexos Integrados de Educação são ofertadas diferentes modalidades da Educação Básica e do Ensino Superior e a perspectiva é de que, com a UFBA, sejam implantados cursos nas áreas da Saúde, de Teatro e de Tecnologia.
Segundo o secretário estadual de educação, Jerônimo Rodrigues, “a articulação e a aproximação com as universidades públicas é fundamental para fortalecer a Educação Básica e promover esta integração com o Ensino Superior, mediante a oferta de cursos; dos trabalhos de extensão; dos grupos de pesquisa; e da inclusão destas comunidades, além da relação com a Educação Básica”.
O pró-reitor Penildon Silva Filho falou sobre os próximos passos. “A nossa proposta é compartilhar espaços em escolas para, juntos, termos atividades de ensino, de pesquisa e de extensão que possam, inclusive, favorecer a formação profissional dos alunos no Ensino Médio.
A possibilidade de implantação em escolas do curso de Biotecnologia da UFBA; clínica-escola de Fisioterapia; clínica-escola de Fonoaudiologia; um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB); e um campus universitário de Ciência, Tecnologia e Cultura, com a presença forte da Escola de Teatro, também foram discutidas na ocasião.