Na manhã desta terça-feira, 3, o governador Rui Costa (PT) visitou as obras de macrodrenagem do Rio Jaguaribe, referente aos canais situados no Bairro da Paz, em Salvador. Durante entrevista coletiva, ele destacou que a as famílias da região irão voltar a ter “tranquilidade, mesmo em dias de fortes chuvas” na capital baiana.
“Essa obra de macrodrenagem, todos se lembram, em fortes chuvas, todos esses condomínios no Bairro da Paz tinham sempre grandes alagamentos, a água já chegou a dois metros na casa das pessoas, e com essa obra, de 147 milhões de reais, nós vamos resolver definitivamente os alagamentos de toda região fazendo com que as famílias possam ter tranquilidade, mesmo em dias de fortes chuvas. Então, nós temos várias obras aqui de macrodrenagem na cidade, essa é uma, aqui no Jaguari, tem outra lá no Subúrbio e outra em Lauro de Freitas que nós visitamos recentemente. Então, são investimentos que somam mais de 300 milhões de reais pra garantir tranquilidade às famílias, mesmo em tempos de temporal. Muitas dessas famílias trabalham dez, quinze anos para comprar sua geladeira, seus móveis e às vezes perdem tudo numa época de chuvas dessas, esse investimento é pra dar dignidade, conforto e segurança as pessoas”, destacou Rui.
O governador também falou sobre o andamento das obras da Avenida 29 de Março.
“As obras estão bastante aceleradas, nós temos, inclusive, inaugurações de casas onde as famílias que estavam no vale, na beira de vales alagados, estão sendo remanejadas para as novas casas. Eu, inclusive, vou fazer uma reunião com representantes dos Sem Teto para discutir uma forma de parceira com o movimento, para construção de novas casas aqui na Bahia”, assegurou.
Durante a entrevista, o petista também foi questionado sobre o andamento das investigações referentes ao miliciano e ex-PM, Adriano da Nóbrega, morto durante operação policial na Bahia.
“Como eu disse antes, eu não acompanho, não faz parte da minha rotina de trabalho acompanhar o andamento das investigações de criminosos, isso compete a quem é de direito, à Polícia Militar, à Polícia Civil, ao secretário de Segurança, eu tenho coisas, eu diria, mais importantes para cuidar. A gente delega aquilo que não é da nossa competência. Se você me perguntar como é que está a situação da saúde de algum paciente hoje no hospital, eu também não saberei dizer, é melhor você perguntar ao diretor do hospital, ao médico do hospital. Assim como casos específicos da situação de criminosos, é melhor perguntar ao secretário de segurança, ao chefe da Polícia Civil que são pessoas mais competentes para responder sobre o caso. Eu conheço pouco de bandido, não tenho nenhuma relação com eles, então, eu não sei os detalhes de como andam as investigações”, disse.
Por fim, Rui ainda falou sobre as declarações do músico e deputado federal, Igor Kannário, durante o carnaval de Salvador deste ano.
“O carnaval passou, mas fica a mensagem, eu prefiro bater palmas para os artistas que pregam a paz, pregam a tolerância, pregam a boa convivência com as instituições. Acho que a sociedade democrática é feita de instituições, nossa Polícia Militar é uma instituição de 180 anos e por isso eu determinei a Procuradoria Geral do Estado que adotem todas as medidas cabíveis judicialmente para este caso. A Procuradoria Geral do Estado já protocolou no Ministério Público a representação, agora é aguardar o desencaminhamento do Ministério Público”.
Bom governador