A partir de quarta-feira (18) estão suspensas as aulas da rede municipal e particular em Salvador, bem como o funcionamento de cinemas e academias. O decreto, que até então tem validade de 15 dias e visa combater a propagação do novo coronavírus (Covid-19), foi assinado e anunciado nesta segunda-feira (16), pelo prefeito ACM Neto (DEM).

Ademais, o decreto inclui outras cinco novas medidas. Uma delas é a suspensão, por tempo indeterminado, da exigência de atendimento para aposentados e pensionistas que precisam se recadastrar no dia de seu aniversário.

“Os aposentados e pensionistas que fizerem aniversário no período de validade desse decreto, não precisarão se recadastrar, fique em casa. Nós não vamos suspender o benefício de ninguém desse ano, está valendo. A gente não quer as pessoas tendo que se mover na cidade. Quanto menos se mover, melhor. Então, está suspensa essa exigência”, disse.

Abaixo a lista de medidas anunciadas por Neto:

  • Suspensão por tempo indeterminado de exigência de atendimento para aposentados e pensionistas que precisam de recadastrar no dia de seu aniversário. Não vai suspender o benefício de ninguém;
  • Suspensão de férias e licenças de profissionais da saúde, guarda, sempre e Defesa Civil para ficarem se prontidão para atender a população. Outras áreas podem ser suspensas, caso necessário;
  • Trabalho remoto para profissionais da prefeitura acima de 65 anos, exceto aqueles que atuem em serviços essenciais para o funcionamento do serviço público. – Secretários e dirigentes estão excluídos do decreto;
  • Fechamento dos parques públicos, a partir de quarta-feira;
  • Suspensão por 15 dias, a partir de quarta, as aulas da rede municipal da cidade. Se precisar, medida sera estendida; suspender funcionamento de cinemas e academias, por 15 dias, a partir de quarta;
  • Todas as inaugurações e atos da prefeitura serão realizados sem a presença de público. Apenas a autoridade ligada ao ato e a imprensa participarão.

Casos confirmados

Na Bahia, segundo o último boletim da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foram registrados 289 casos suspeitos de  novo coronavírus, de janeiro até as 17h de sexta-feira (13). Apesar da confirmação dos novos casos de contaminados, no domingo (15), a secretaria não atualizou o dados.

Desse total, 153 foram descartados e 129 aguardam análise laboratorial. No total, 26 municípios da Bahia fizeram notificações oficiais. O diagnóstico positivo para o novo coronafovírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave.

 

0 0 votos
Article Rating