Não há no momento tratamento específico para o novo coronavírus. Neste caso, são imprescindíveis medidas de higiene, já que o vírus pode se manter por algum tempo em diferentes superfícies.

O coronavírus é transmitido por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente, a principal forma de prevenção é lavar as mãos com água e sabão frequentemente, em especial após tossir, espirrar, ir ao banheiro, e mexer com animais. Ter um frasco de álcool gel na bolsa também é indicado. Mas se você estiver em casa, dê preferência à agua e sabão.

Ao adotar essa estratégia, evita-se que o vírus acesse seu organismo após você colocar as mãos em uma superfície contaminada. A mesma medida, aliás, vale para afastar o risco de gripe e de outras tantas infecções.

Se você precisar sair, que o faça rapidamente e por necessidade. Aqui, vale seguir aquela recomendação aplicada a qualquer doença que se dissemina pelo ar: mantenha distância das pessoas, mesmo na fila ou dentro de qualquer outro estabelecimento. O ideal é 1,5 m de distância.

Ao voltar para casa, deixe os sapatos/sandálias do lado de fora da casa, isole as roupas utilizadas, colocando-as para lavar, e tome banho.

Se espirrar e tossir, cubra o rosto com um braço ou lenço descartável e o descarte no lixo logo depois.

O uso de máscaras é mais adequado para quem tem alguma infecção respiratória não disseminá-la. Importante: mesmo com o uso de máscara, as demais medidas de higiene devem ser mantidas. Não adianta usar máscara e não lavar as mãos, por exemplo.

Siga as medidas de higiene, não compartilhe talheres e evite aglomerações. E lembre de não passar as mãos nos olhos, nariz e boca. Lave comumente o cabelo e, quando estiver seco, mantenha-o preso, pois o vírus pode se instalar no cabelo.

Mantenha sua caderneta de vacinação em dia. Atualmente está tendo campanha com vacinação contra H1N1. Se você faz parte do grupo que precisa ser vacinado, dirija-se a um local de vacinação na data específica para o seu grupo.

Outras medidas: mantenha sua casa sempre limpa e arejada, use ventilador. Para panos de cozinha, os cuidados são os mesmos: lavá-los rotineiramente com água e sabão.

E, atenção: O álcool gel a ser utilizado deve ser o 70%. A utilização de água sanitária para limpar superfícies também é indicada.

Para pessoas com suspeita de covid-19 e em isolamento domiciliar, separe talheres e materiais similares, uso de banheiro também, assim como local para descarte de lixo. A própria pessoa deve fazer higiene do quarto onde está isolado. No caso de não haver possibilidade de uso de um banheiro específico, a pessoa com covid-19 ou suspeita, deve ser a última a usar o espaço. E, após seu uso, fazer a higiene adequada do local, para que outras pessoas possam utilizar o banheiro. A medida vale para pessoas que voltaram de viagem e estão em quarentena, que deve durar 14 dias.

Ao sentir os sintomas do coronavírus, procure um médico. Febre e falta de ar são sintomas do coronavírus.

Veja abaixo quanto tempo o Covid-19 sobrevive em diferentes materiais. 

Alumínio: 2 a 8h;

Plástico: 3 dias;

Papelão: 5 dias;

Cerâmica: 5 dias;

Vidro: 4 dias;

Madeira: 4 dias;

Aço: 2 dias;

Látex: 8h

*Matéria exclusiva para o Bahia No Ar

0 0 votos
Article Rating