Nesta quarta-feira (14), os prefeitos dos municípios de Fátima, José Idelfonso, e de Sítio do Quinto, Cleigivaldo Carvalho Santa Rosa, que estavam foragidos, se apresentaram à Polícia Federal (PF), na sede do órgão, em Salvador.
Os prefeitos estavam sendo procurados pela Operação 13 de Maio, deflagrada na terça-feira (13), acusados de participar de esquema de desvio de R$70 milhões de verba pública, sobretudo as destinadas à educação.
Mais outros quatro foragidos se apresentaram a PF, estando cumpridas 25 dos 29 mandados de prisão expedidos.
As pessoas que se apresentaram foram presas e vão ser ouvidas durante a prisão temporária, com duração de cinco dias. Após esse período, será determinado pela Justiça a liberação ou não dos acusados.
Operação 13 de Maio
A operação está investigando o desvio de recursos envolvendo 26 municípios da Bahia, Aracajú (SE) e Brasília (DF). Empresários e funcionários públicos formavam uma organização há mais de 10 anos, que desfalcava dinheiro público que ficavam em uma conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Empresas de fachada e laranjas eram contratados para realizar serviços de engenharia, de transporte escolar e realização de eventos sociais para o grupo.
Redação Bahia no Ar