Na tarde desta quarta-feira (8) o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (DEM), comentou sobre a entrega do Vale Merenda, uma das ações de emergência que foi adotada pela prefeitura, em virtude do decreto que colocou a cidade em situação de calamidade pública, devido a crise provocada pelo novo coronavírus (Covid-19).
De acordo com o gestor municipal, a entrega está acontecendo “com muita tranquilidade e sem aglomeração”. Ele acompanhou a ação no Centro Integrado de Educação Infantil do Mangueiral (CIEI do Mangueiral).
O Vale Merenda, no valor de R$ 45 (quarenta e cinco reais), é destinado aos cerca de 35 mil alunos devidamente matriculados na rede municipal de ensino, enquanto persistir a suspensão das aulas. O benefício, visa continuar ofertando a merenda escolar, tendo em vista que a refeição representa, sobretudo, para as famílias em situação de vulnerabilidade social, uma das refeições mais importantes para o estudante.
Na segunda-feira (6), durante entrevista ao radialista Roque Santos no programa Bahia No Ar (Rádio Sucesso 93.1), a secretária de Educação de Camaçari, Neurilene Martins, chegou a explicar que os pais que possuem mais de um filho matriculado na rede municipal receberão o valor individual para cada estudante.
“Se dona Maria tem três filhos, ela vai receber um vale pra cada filho”, exemplifica a secretária. Nesse caso, usado como protótipo, “dona Maria” receberia o valor de R$ 135 (cento e trinta e cinco reais), enquanto o decreto municipal que suspende as atividades escolares perdurar. “A cada mês que o aluno estiver em casa ele receberá o Cartão Merenda. Estamos acompanhando os decretos, a Secretaria de Educação vai trabalhar em consonância com o que determinar o município”, acrescentou.
A secretária também pontuou que é de suma importância que os pais aguardem a convocação de cada escola. São os diretores de cada instituição que irão informar quando e em que horário o responsável legal do estudante poderá buscar o benefício. Leia mais.
Quase 200 estabelecimentos estão autorizados para receber o vale, entre supermercados, açougues e padarias.