O vulcão Anak Krakatau, na ilha vulcânica de Krakatoa, na Indonésia, lançou uma coluna de cinzas a 500 metros de altura durante a mais longa erupção desde que o colapso explosivo da ilha causou um tsunami mortal em 2018, segundo relato de cientistas neste sábado (11). As informações são do Correio Braziliense.
A agência disse que o vulcão estava em erupção contínua até sábado de manhã. Um status de alerta de nível 2 permaneceu em vigor, em uma escala que vai de 1 a 4. Não houve vítimas registradas. A erupção de 2018 causou um tsunami ao longo das costas de Sumatra e Java, matando 430 pessoas.
Anak Krakatau, que significa Filho de Kratakau, é filho do famoso vulcão Krakatau, cuja erupção monumental em 1883 provocou um período de resfriamento global.
Grande erupção magmática está ocorrendo no Vulcão Krakatoa no momento. Com base em imagens de satélite, o VAAC Darwin avistou uma nuvem de alto nível de cinzas e SO2 atingindo 15.000 metros de altitude. Um forte ponto quente térmico também é detectado. #krakatau #ErupsiKrakatau pic.twitter.com/mdJi6Y1tv2
— Universo News 🇧🇷 (@UniversoNews1) April 11, 2020