No início da manhã desta terça-feira, 14, uma carga com 726 mil testes para diagnóstico do novo coronavírus chegou ao Brasil, pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
Segundo informações do G1, a concessionária Aeroportos Brasil, que administra a estrutura, informou que os kits foram encomendados pelo Instituto Butantan e serão usados pelo governo estadual no combate à doença.
Conforme a publicação, os testes saíram do Aeroporto Internacional de Incheon, na Coreia do Sul, e fez uma escala em Frankfurt, na Alemanha, antes de seguir para Viracopos. Foram dois dias de viagem até chegar ao destino final. Após o desembarque, a carga segue para São Paulo escoltada pelo Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep).
De acordo com a programação do Instituto Butantan, um novo carregamento deve chegar ao Brasil “nos próximos dias” com mais 550 mil exames, também com origem na Coreia do Sul.
O laboratório do Butantan foi homologado pelo Instituto Adolfo Lutz, que é vinculado à Secretaria Estadual da Saúde, para realizar os exames. A previsão do governo estadual é fazer a importação de 1 milhão de testes para ampliar a capacidade de diagnóstico.