Neste domingo (26), a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) confirmou que a titular da pasta, Simone Papaiz, está infectada pelo novo coronavírus (Covid-19).

A secretária, que já está em isolamento social, irá continuar à frente das ações realizadas pela Susam para o enfrentamento da Covid-19 no Estado. O Amazonas já registra mais de 3,6 mil casos confirmados da doença. Desse total, mais de 2 mil pacientes encontram-se em isolamento domiciliar.

Ainda segundo a Susam, Simone Papaiz realizou o teste para Covid-19 na quinta-feira (23) e recebeu o resultado na noite de ontem (25). A secretária ficará isolada por 14 dias, como recomendam as autoridades sanitárias, seguindo todas as recomendações médicas.

No período de quarentena de Papaiz, os trabalhos presenciais da pasta seguem sob a responsabilidade dos secretários executivos e executivos adjuntos da pasta.

Através da assessoria de comunicação, Simone pontuou: “Me sinto bem e, seguindo as orientações das autoridades médicas, farei o isolamento social pelo prazo determinado, mas darei continuidade ao trabalho, mesmo à distância, junto com a minha equipe”.

Simone assumiu o comando da Susam no dia 8 de abril, depois que o então titular Rodrigo Tobias deixou a gestão. Papaiz é biomédica graduada pela Universidade de Mogi das Cruzes, em São Paulo. Ela já atuou como Diretora de Saúde na Prefeitura de Bertioga e diretora técnica de Saude na Secretaria Estadual da Saúde do Estado de São Paulo.

Outros gestores infectados

Só neste final de semana outros dois gestores anunciaram que estão infectados pela Covid-19: um é o governador do Alagoas, Renan Filho (MDB) e o outro é o deputado federal e ex-ministro da saúde, Ricardo Barros (PP).

Pelas redes sociais, na tarde de ontem (25), Renan anunciou que testou positivo para o novo coronavírus. Ele assegurou que está bem e em isolamento domiciliar, sem sintomas graves.

“Comunico que, seguindo recomendação médica, refiz o exame para Covid-19, o resultado saiu hoje e foi positivo. Estou em casa, me sentindo bem, sem sintomas graves e iniciarei hoje os 14 dias de quarentena para recuperação. Se puder, me inclua nas suas orações”, escreveu o Renan.

Também no sábado e pelas redes sociais, Ricardo Barros revelou que está com a doença e que permanece em isolamento hospitalar na Santa Casa de Maringá, no norte do estado.

“Testei positivo para coronavírus. Estou internado na Santa Casa de Maringá desde ontem com quadro estável e boa evolução. Agradeço a família, profissionais de saúde e amigos pelo apoio e orações”, escreveu Barros no Twitter.

Casos no Amazonas

No Amazonas, mais de 400 casos de Covid-19 foram confirmados somente no sábado, conforme boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), totalizando assim mais de 3,6 mil pessoas infectadas pelo vírus (destes, 2,6 mil são em Manaus).

Além disso, também foram notificadas mais 32 óbitos pela doença, elevando o total para 287 mortes na região. Entre os casos confirmados de Covid-19 no estado, 250 pacientes estão internados, sendo 126 em leitos clínicos (55 na rede privada e 71 na rede pública) e 124 em UTI (52 na rede privada e 72 na rede pública).

Os dados ainda apontam que outros 822 pacientes internados, considerados suspeitos, aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 625 estão em leitos clínicos (138 na rede privada e 487 na rede pública) e 197 estão em UTI (88 na rede privada e 109 na rede pública).

0 0 votos
Article Rating