O governador Jaques Wagner (PT) já se articula para organizar a sua agenda a fim levar o seu candidato, Rui Costa, ao interior da Bahia.
Após as definições das candidaturas da oposição, o petista espera encontrar apoio dos prefeitos e lideranças regionais no propósito de consolidar a candidatura do desconhecido ex-secretário da Casa Civil.
O empenho do governador agora se deve ao fato de que a oposição tem corrido contra o tempo para fazer uma forte campanha em torno do nome de Paulo Souto (DEM).
Segundo informações de alguns petistas, o governador não se mostrou surpreso ou temeroso com o anúncio da composição oposicionista, mas já avalia que será necessário esforço para propagar o nome de Rui Costa.
O caminho será, realmente, buscar apoio de lideranças regionais e prefeitos, já que o próprio governador é hoje rejeitado por movimentos sociais que foram importantes na consolidação de sua candidatura na eleição de 2006.
Além disso, o governador terá uma outra barreira: persuadir os próprios petistas quanto ao seu projeto de fazer sucessor. Afinal de constas, todo mundo sabe que algumas alas do PT baiano andam bastante descontentes com a imposição do nome de Rui Costa.