A Prefeitura de São Francisco do Conde aderiu ao Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), da Fundação ABRINQ, e nomeou Adailton Agra, Gerente de Atenção à Criança e ao Adolescente, da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), como articulador municipal do projeto. Este, que visa garantir uma série de ações protetivas para desenvolver políticas públicas nas áreas da saúde, educação e proteção, que garantam recursos no orçamento para assegurar os direitos da criança e do adolescente e melhorar suas condições de vida.
O Programa Prefeito Amigo da Criança é válido de 2014 a 2016 e para poder exercer suas funções foi formada uma Comissão Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no último dia 29 de janeiro, envolvendo várias secretarias parceiras.
Na ocasião, foram empossados: Raimundo Monteiro, da Secretaria da Fazenda e Orçamento (SEFAZ); Maria Cristina de Sá Barreto, da Saúde (SESAU); Tânia Sacramento, do Desenvolvimento Social (SEDES); Ana Carine Ferreira Pereira, da Educação (SEDUC); todos representando o governo. E como representantes não governamentais: Edneia Rodrigues, representante do grupo folclórico Lindroamor; Eliane Rosa, da APAE; Maricélia Conceição dos Santos, da entidade Companhia Cultural Mont’Art; e, por fim, Armando Régio, da Associação de Remo.
“Esse é um grande desafio que a gestão municipal está aceitando e eu acredito que quando se trata de defender os direitos das nossas crianças e dos nossos adaolescentes qualquer trabalho se torna pequeno e tudo vale a pena”, garante Agra.
No país, 1.566 municípios participam do Programa Prefeito Amigo da Criança.