Iluminação pública como vetor auxiliar da segurança. Esse é o principal objetivo para a troca de lâmpadas de vapor de sódio (amarelas) por de mercúrio (brancas) em todo o Município. Atualmente, Camaçari possui 36 mil pontos de iluminação, das quais a Sesp (Secretaria de Serviços Públicos) já trocou 2 mil. O novo sistema também prevê a manutenção de postes e luminárias.
“Quanto mais clara melhor, além da questão estética, por deixar a cidade mais bonita, tem o fator da segurança, que para nós é essencial”, afirmou a sub-secretária da Sesp, Margarida Galvão. A troca das lâmpadas é realizada com recursos do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e da taxa de iluminação pública.
A Sesp tem desenvolvido ações imediatas nos corredores do transporte público e nas regiões com maior incidência de violência. “Temos uma parceria como a PM no sentido de monitorar as áreas que necessitam de mais atenção”, garantiu a sub-secretária.
Gleba C foi o primeiro bairro contemplado pelo projeto, em seguida, Lama Preta, parte da avenida 28 de setembro, toda a avenida Otavio Mangabeira, Gleba H, Inocoop e Parque Verde I.
De acordo com Margarida Galvão, o prefeito Ademar Delgado gostou do resultado obtido na primeira etapa e autorizou intervenções na Gleba E e Phoc III, Ficam, Gravatá, Gleba A, Piaçaveira, Dois de Julho, Centro Administrativo, Avenida Francisco Drumond, rua Delegado Clayton Leão Chaves, avenida Getúlio Vargas, rua José Nunes de Matos, rua Duque de Caxias, entorno do Centro Comercial (Feira Municipal), parte da rua do Telégrafo próximo à Cidade do Saber, nova via que liga os bairros Verdes Horizontes e Ponto Certo, a BA-535 (Via Parafuso) e a BA-522 (Estrada da Cascalheira).
Outras localidades beneficiadas pelo projeto foram o Parque das Mangabas, Itacimirim, Barra do Pojuca, BA 099 (Estrada do Coco), Monte Gordo, Barra do Jacuípe, Arembepe, Jauá e Vila de Abrantes.
CAMAÇARI ACENDE
A população pode solicitar manutenção de postes apagados. Basta ligar, gratuitamente, para 0800 284 0064, informar o número do poste, localizado no próprio poste e que começa com a letra X, ou o cadastro da luminária, instalado no braço da luminária e que começa com a letra S. As informações são da assessoria.