Uma pesquisa realizada pelo ‘DataPoder360’, entre os dias 6 a 8 de julho, apontou que, para 43% dos brasileiros entrevistados, os mais jovens devem voltar ao trabalho durante a crise sanitária provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). No entanto, uma parcela maior dos ouvidos (47%) afirma que todos, sem distinção de idade, ainda devem permanecer em suas residências cumprindo o isolamento social recomendado pelas autoridades de saúde.
A pesquisa foi realizada pelo DataPoder360, com divisão de estudos estatísticos do Poder360, através de ligações para celulares e telefones fixos. No total, foram 2.500 entrevistados, em 512 municípios, nas 27 unidades da Federação.
A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Durante a pesquisa, os entrevistados com idades de 16 a 24 anos foram os que mais rejeitam o retorno ao trabalho durante a pandemia da Covid-19. Entre eles, 40% são a favor do relaxamento e 52% asseguram que todos devem ficar em casa. A taxa é 3 pontos percentuais menor que a registrada entre adultos de 25 a 44 anos.
Ainda segundo a pesquisa, mais da metade dos que têm ensino superior (59%) defendem a permanência do isolamento em suas residências. Os que concluíram o ensino médio são 46% e aqueles com fundamental, 43%.