Na noite de ontem (15), um bólido, meteoro brilhante que explode na atmosfera, foi visto no céu do Sertão de Pernambuco. Segundo informações da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), o fenômeno, que ocorreu por volta das 18h59 (horário de Brasília), surgiu entre Carnaíba e Princesa Isabel, no Sertão de Pernambuco e da Paraíba, respectivamente.
Em análise, foi revelado que o meteoro seguiu na direção sudeste e desapareceu no céu na região sul de Arcoverde, também no Sertão pernambucano. O fenômeno também foi observado na Bahia e no Ceará.
“Quando ele é muito brilhante, nós também chamamos de bólido. Esse tipo de fenômeno se forma quando um fragmento de rocha espacial atinge a atmosfera da Terra em uma velocidade muito elevada”, explicou o diretor técnico da Bramon, Marcelo Zurita.
“Devido à essa alta velocidade, o gás atmosférico na frente dessa rocha acaba aquecendo e esse aquecimento gera o brilho que a gente vê e também faz com que esse fragmento de rocha acabe se vaporizando” completou.
Zurita ainda revelou que a Bramon está trabalhando na análise do vídeo para obter mais detalhes e saber quanto desse fragmento de rocha espacial foi preservado na queda.
“É um trabalho que requer tempo”, garantiu.