Em 2005, guardas-florestais americanos registraram quando uma píton explodiu depois de engolir um jacaré no parque Everglades. A espécie de cobra, originária da Ásia, é invasora nos ecossistemas dos Estados Unidos e é combatida pelas autoridades. A batalha entre os predadores, afirmavam os guardas na época, mostra o perigo desse tipo de serpente no país. Mas, se uma cobra é capaz de engolir um jacaré – mesmo que para ela o fim seja trágico – qual é o limite desses répteis?
Segundo biólogo e diretor do Museu Biológico do Butantan, Giuseppe Puorto, no Brasil há o registro de uma sucuri, a maior espécie de cobra do Brasil, que comeu um bezerro. Teoricamente, afirma Puorto, bezerros e capivaras são as maiores presas de serpentes. Mas há outros registros impressionantes já feitos.
E como elas conseguem devorar animais tão grandes? O biólogo explica que a mandíbula é separada dos demais ossos da cabeça e os lados direito e esquerdo são independentes, o que possibilita uma abertura muito grande da boca do predador. Além disso, a pele e os músculos são flexíveis para facilitar a ingestão. O processo todo pode durar horas.
*Terra.