No turno, Criciúma vence o vitória no Barradão

Os times que se confrontam no Heriberto Hülse ainda têm três jogos pela frente no Campeonato Brasileiro. Porém, também têm em comum a necessidade vencer agora e não deixar para depois diante dos objetivos que perseguem. Na luta pela permanência de divisão, o Criciúma coloca o triunfo neste sábado como inadiável. O Vitória corre atrás de outra conta: três vitórias e tropeços dos primeiros colocados como única combinação que pode levar o clube à Libertadores da América em 2014.

Com a ascensão gerada pelos três triunfos consecutivos, o Tigre saiu da vice-lanterna para a 14ª colocação, com seus 42 pontos. Porém, a matemática tricolor ainda não bateu e o clube projeta que serão necessários ao menos mais quatro dos nove pontos que restam. Logo, vencer se torna a primeira prioridade. A vitória é considerada fundamental para consolidar mais que a reação, pode ser a mais simbólica caso o clube conquiste a permanência na primeira divisão nacional para o ano que vem.

Na sexta colocação, com 54 pontos, o Leão baiano está a quatro do G-4 – o Atlético-PR, quarto colocado, tem 58. Por isso, logo após a derrota para o campeão Cruzeiro, o técnico Ney Franco propôs uma meta aos jogadores: vencer os últimos quatro jogos do Brasileirão. Contra o Santos, a primeira parte do planejamento foi alcançada: triunfo por 2 a 0. Agora, para continuar sonhando, é preciso bater o Criciúma fora de seus domínios.

O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real a partir das 19h (de Brasília), com vídeos exclusivos. O canal PremiereFC 3 exibe o jogo no Heriberto Hülse a partir das 19h20m (também horário de Brasília).

As escalações

Criciúma: as ausências do volante João Vitor e do meia Ricardinho fez com que o técnico Argel Fucks deixasse a definição da formação para instantes antes do confronto. O treinador também não assegurou se a dupla de zaga na vitória sobre o Coritiba, na rodada passada, será mantida, mas é provável que Ewerton Páscoa e Fábio Ferreira estejam à frente do goleiro Galatto, que retorna de suspensão – o que não aconteceria com o zagueiro Matheus Ferraz. O ataque entrosado de Lins e Wellington Paulista persiste. O Tigre deve começar a partida com Galatto; Sueliton, Ewerton Páscoa, Fábio Ferreira e Marlon; Henik, Serginho, Elton e Morais; Lins e Wellington Paulista.

Vitória: como de costume, o técnico Ney Franco não fez mistério e já definiu o time que encara o Criciúma. Em relação ao jogo contra o Santos, a única mudança é a entrada do volante Michel na vaga de Marcelo, machucado. O esquema ofensivo com dois meias e três atacantes será mantido, mesmo fora de casa. O Vitória vai a campo com Wilson; Ayrton, Victor Ramos, Kadu e Juan; Michel, Cáceres e Escudero; William Henrique, Marquinhos e Dinei.

Quem está fora

Criciúma: então titulares, o volante João Vitor fica de fora por suspensão e o meia Ricardinho não joga para se recuperar de lesão muscular na coxa direita.

Vitória: o time não tem qualquer jogador suspenso para esta partida. Os únicos desfalques são o volante Marcelo, vetado por causa de uma lesão muscular de grau 1 na coxa esquerda, além do atacante André Lima e do zagueiro Fabrício, que permanecem no departamento médico.

Pendurados

Criciúma: Bruno Renan, Fábio Ferreira, Gilson, Lins e Morais

Vitória: Alemão, Danilo Tarracha, Dinei, Luiz Gustavo, Maxi, Renato Cajá, William Henrique e Wilson

O árbitro

Wilson Luiz Seneme (SP) apita o jogo, auxiliado por Vicente Romano Neto (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP). O árbitro já atuou em dez partidas neste Brasileiro, sendo uma delas do Tigre e outra do Vitória. Ele tem média de 4,5 cartões amarelos aplicados e já expulsou seis jogadores. Seneme já marcou um pênalti e assinala 39,4 faltas em média. O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 34,8 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.

Estatísticas

Criciúma: O Criciúma é o time que menos finaliza no Brasileirão. Foram apenas 356 chutes, uma média de 10 arremates por partida. O melhor jogador do Tigre neste fundamento é o atacante Lins. O artilheiro do time na competição com 11 gols, arriscou 76 chutes. Outra estatística negativa da equipe catarinense é o alto número de faltas cometidas. O Criciúma é o segundo time mais faltoso na competição, atrás apenas do Atlético-MG. Em média, são 20,2 infrações cometidas por jogo.

Vitória: O Vitória tem o terceiro melhor ataque do Brasileirão com 52 gols marcados. Além disso, é o segundo time menos punido com cartões na competição, com apenas um vermelho e 61 amarelos. Se o adversário comete muitas faltas, o Rubro-Negro baiano é o oposto. O Leão é a terceira equipe com menos infrações cometidas (543). Em contrapartida, o sistema defensivo é um motivo de preocupação. Foram 48 gols sofridos, a sexta defesa mais vazada da competição. Poderia ser ainda pior se não fosse Wilson. O goleiro praticou 71 defesas difíceis e lidera no quesito.

Na história

Com gols do lateral Luciano Almeida e do atacante Reinaldo, o Criciúma quebrava um tabu de oito jogos sem vencer o Vitória em confrontos do Brasileiro Unificado. Foi em 23 de maio de 2004 e no Heriberto Hülse. A partida foi válida pela 7ª rodada do Brasileirão daquele ano. No final do campeonato, os dois times foram rebaixados à segunda divisão.

As informações são do G1.