Após mais de um ano e meio de perseguição em ao menos três cidades diferentes, um macaco-pata (Erythrocebus patas) que havia fugido do dono em abril de 2012 foi finalmente capturado em Williston, na Flórida (EUA), e deixou a lista dos “mais procurados”.
De acordo com a Comissão de Conservação de Peixes e Vida Silvestre da Flórida (FWC, em inglês), o macaco escapou do dono, morador do condado de Marion e, desde então, funcionários da organização ouviram relatos de que o animal havia sido visto nas cidades de Micanopy, Williston, e em Gainesville, onde testemunhas contaram que o macaco era rápido e adorava frutas.
O investigador da FWC, Ken Holmes, declarou que a comissão perseguiu o símio pelo norte da Flórida desde seu desaparecimento no ano passado, e até contou com o apoio do departamento de polícia de Gainesville para realizar a captura.
A organização informou que utilizou os depoimentos das testemunhas para montar uma armadilha embaixo de uma árvore de caqui em Williston, onde o macaco havia sido visto e era um conhecido “frequentador”.
Usando frutas frescas, o animal foi atraído e capturado sem incidentes, e transportado para um local seguro onde receberá os cuidados adequados.
As informações são do G1.