O prefeito ACM Neto e o secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), Guilherme Bellintani, anunciaram no início da tarde desta quarta-feira (27), as mudanças que acontecerão no carnaval de Salvador. De acordo com Neto, o novo projeto começou a ser discutido na quarta-feira de cinzas e promete ser um novo momento econômico para o Carnaval de Salvador. "Desenvolvemos um novo projeto para o Carnaval de Salvador que tem a cara do nosso governo e acima de tudo, a cara da cidade. Já trabalhei com eventos e sei que quem faz a festa é o povo e como queremos dar longevidade a festa, decidimos uma série de mudanças que vão melhorar o carnaval da cidade", explicou.

Segundo Neto, a principal mudança acontecerá no circuito Osmar (Campo Grande), que terá a avenida Carlos Gomes eliminada do trajeto. "A decisão de tirar a Carlos Gomes do circuito é para ampliar o momento de lazer do folião. O local será transformado em um grande centro alternativo de lazer, junto com uma praça de alimentação", explicou o prefeito. Com a mudança, o circuito Osmar passará a ter 4km e os desfiles devem durar cerca de cinco horas e a saída dos trios será em frente ao Hotel Sheraton.

Além disso, no domingo, segunda e terça de Carnaval, das 18h às 22h, o local se transformará em uma grande passarela que dará lugar aos desfiles do Afródromo. O Teatro Castro Alves também ganhará uma visibilidade maior neste carnaval com a extinção da passarela que ficava na frente do local. "O local será uma grande praça de participação popular e as emissoras de televisão que ocupavam o espaço ficarão espalhadas ao longo do circuito", revelou.

Sobre o tema 'O Carnaval de Salvador é diferente', o secretário Bellintani explicou que é uma homenagem aos 40 anos dos blocos afros baianos. "Queremos ressaltar a importância do bloco afro para o carnaval de Salvador e dar mais visibilidade ao tema. Vamos tirar os galhardetes com as marcas dos patrocinadores para dar lugar aos emblemas desenvolvidos para a festa".

Outros espaços

Além dos tradicionais circuitos, Bellintani também revelou a criação de novos espaço como a Vila da Diversidade, ala LGBT que ficará no largo Dois de Julho; A Vila Infantil, com uma programação infantil no passeio público e a Vila da Inclusão, na praça da Piedade, espaço exclusivo para pessoas com deficiência.

Também foi criado o Movimento Furdunço, que vai acontecer na sexta (28) e sábado (1º) e visa potencializar a participação popular, com desfiles de trios sem cordas nos circuitos Dodô (Barra) e Osmar. As bandas Baiana System, OSBA, Orquestra Rumpilezzz, Stomp e Neojibá já estão com apresentações confirmadas para os dois dias.

Trânsito

Em entrevista ao iBahia, Neto revelou que alguns detalhes da festa ainda não foram definidos, como a criação de estacionamentos alternativos para o folião. "Ainda teremos algumas reuniões para tratar do assunto, mas a ideia principal é fazermos como na Copa das Confederações, onde o folião poderá deixar seus carros em estacionamentos espalhados pela cidade e ônibus o deixarão em pontos estratégicos nos dois circuitos".

As informações são do iBahia.