Na manhã deste sábado (24), durante a entrevista ao jornal da Sucesso, da rádio (Sucesso FM), o vereador Marcelino (PT), voltou a falar sobre a Moção de Repúdio, referente a incineração de resíduos tóxicos da empresa Rhodia, do Grupo Solvay, que irá acontecer no Polo industrial de Camaçari.
Segundo o vereador a população está bastante preocupada e apreensiva. “Nesse momento estamos discutindo a cidade de Camaçari, todos os moradores estão apreensivos, e nós estamos preocupados com a comunidade!”, disse o vereador.
Na entrevista Marcelino reforçou que já foi aprovada a Moção de Repúdio, de sua autoria, direcionada à Rhodia, à Cetrel e ao Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos). A autorização para a incineração das substâncias classificadas como perigosas foi respaldada pelo Inema e pelos Ministérios Públicos da Bahia e de São Paulo.
“A Câmara de vereadores, já aprovou nossa moção na última quinta-feira (22), esse lixo não é nosso, não podemos aceitar um lixo que não é nosso. Não vamos aceitar um lixo que saiu de São Paulo para ser incinerado aqui em Camaçari”, disse.
Em sua justificativa da Moção de Repúdio, o vereador destacou os riscos e danos que as substâncias podem causar ao meio ambiente e à saúde dos moradores de Camaçari. “A minha preocupação, é com a saúde e os danos a população de Camaçari, e vamos barrar isso aqui”, concluiu o petista.
O procedimento será executado no Município pela empresa Cetrel Lumina Soluções Ambientais, cujo incinerador está instalado no Polo Industrial.
Por Aline Mendes