Durante a cerimônia de transmissão de comando do 12ª Batalhão de Polícia Militar (BPM) Dom Pedro I, realizada na manhã de hoje (22/01), o prefeito Ademar Delgado elogiou os trabalhos desenvolvidos pelo ex-comandante, tenente-coronel Demósthenes de Souza, e disse estar confiante com relação à atuação do novo empossado, major Adalberto Piton.
Na oportunidade, o prefeito Ademar Delgado declarou que irá continuar colaborando para que os serviços prestados no Município sejam cada vez mais efetivos. “Esperamos que a segurança pública de Camaçari avance e que a Polícia Militar incorpore o conceito da administração municipal de fazer muito mais pela população de Camaçari”, frisou.
O ato, presidido pelo comandante do Policiamento da Região Metropolitana de Salvador, Raimundo Nonato Carvalho Leite, foi iniciado com a execução do Hino Oficial da Polícia Militar, seguido da leitura dos decretos de exoneração e nomeação dos comandantes substituído e substituto, publicados no Diário Oficial do Estado, em 12 e 13 de janeiro deste ano.
Após 21 meses de gestão, o ex-comandante Demósthenes de Souza declarou que assumir o 12º BPM foi um dos maiores desafios que enfrentou em 40 anos de carreira militar. Segundo ele, os serviços prestados à Camaçari foram exitosos devido a contribuição da comunidade. Ele ressaltou ainda que “para combater a violência é imprescindível investimentos na educação e na saúde” e aproveitou para desejar boa sorte ao sucessor e agradecer ao efetivo de 304 policiais lotados no batalhão.
O novo comandante do 12º BPM, major Adalberto Piton, disse que iniciará os trabalhos através de um processo de requalificação da tropa, e que vai buscar estreitar a integração entre as polícias Civil e Militar, Ministério Público e outros órgãos, no sentido de traçar estratégias para o combate da violência na cidade.
Presente na cerimônia, o comandante geral da Polícia Militar da Bahia, Alfredo Castro, que também foi comandante do 12º BPM, destacou como pioneira e importante a parceria da Prefeitura de Camaçari que oferece apoio logístico, cessão de viaturas, combustível, alimentação, além de promover melhorias na estrutura física do batalhão. “Essa contribuição da administração municipal reflete na valorização dos policiais”, observou.
Participaram da cerimônia de transmissão de comando secretários municipais, vereadores, autoridades políticas, religiosas e policiais, além de promotores de Justiça, imprensa e a comunidade.
Adalberto Piton
Graduado em Letras pela Uneb (Universidade do Estado da Bahia), com várias especializações, entre elas na área de segurança pública e gestão de pessoas, o novo comandante do 12º BPM, major Adalberto Piton, tem 47 anos de idade, 27 deles dedicado à Polícia Militar.
O oficial já esteve à frente do comando da Companhia Turística do Pelourinho/18ºBPM, foi Chefe de Operações do 1º e 14º Batalhões de Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus, respectivamente, chefe de Planejamento Operacional do Comando de Policiamento Especializado, dentre o comando de outras companhias e batalhões e instrutor de cursos de formação de soldados e sargentos.
Antes de assumir o 12ºBPM de Camaçari, o major Adalberto Piton foi comandante da CIPE-PI (Companhia Independente de Policiamento Especializado do Polo Industrial).