A cidade de Candeias e região recebeu, na última sexta-feira (31), a primeira base operacional destacada da Companhia Independente de Policiamento Especializado/Polo Industrial (Cipe/PI), localizada estrategicamente no distrito de Caroba, acesso principal do município.
Por abrigar um pólo industrial importante, Candeias passou a contar com a nova unidade da PM, que figura como braço direito de segurança para as empresas do parque industrial, e também para toda a população. O projeto de implantação da base teve participação direta da Polícia Militar da Bahia, da Prefeitura de Candeias, e da iniciativa privada, que responde pelas empresas e indústrias situadas na localidade e no entorno da região metropolitana.
O evento solene de inauguração contou com a presença do prefeito Sargento Francisco; do secretário de Indústria e Comércio do município de Candeias, Antônio Jorge Santana, do diretor da Câmara de Vereadores de Candeias, Roberto Melo; do diretor de relações institucionais da Unigel, Roberto Fiamenghi; do superintendente do COFIC (Comitê do Fomento Industrial de Camaçari), Mauro Pereira; além do comando geral da Polícia Militar do Estado da Bahia. O vice prefeito de Madre de Deus, Jeferson Andrade; o prefeito de São Sebastião do Passé, Jansen Mesquita; e o Secretário da Fazenda de São Francisco do Conde, Marivaldo do Amaral, e demais autoridades, também acompanharam a solenidade de entrega do espaço.
Para Roberto Fiamenghi, esse foi um importante passo para garantir a segurança da área industrial. "O apoio desta polícia especializada significa muito para toda a classe. Com a presença da corporação na realidade e no dia a dia das empresas, tenho certeza que a violência e atentados contra aos espaços físicos da nossa indústria diminuirá drasticamente", reforçou.
Elogiado pela iniciativa, diálogo e parceria para a realização do projeto, o prefeito Sargento Francisco, em discurso, ressaltou a sua preocupação com a preservação das indústrias já existentes na região, e mostrou empenho para atrair cada vez mais investidores para o município. "Candeias e as cidades circunvizinhas são áreas extremamente propícias ao investimento industrial e, do que depender de mim, traremos ainda mais empresas de fora do estado e do país. Esta foi a minha primeira ação para que isso aconteça. Entendo que devemos oferecer total segurança para que as indústrias permaneçam na região, gerando emprego e renda para a população", ressaltou.
O comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro, revelou que o trabalho da polícia nesta base especializada será totalmente focado em garantir o funcionamento seguro das indústrias de toda a região, bem como reforçar o policiamento para todos os cidadãos de Candeias. "Esse trabalho vem dando certo em Camaçari, e com certeza terá bons resultados aqui em Candeias. Iremos oferecer segurança, combater a violência das próprias empresas, como dos colaboradores e de todo o processo que envolve o trabalho nesta área industrial. A corporação que trabalhará aqui nesta unidade está treinada e alinhada para desenvolver o serviço", ressaltou o coronel.
A partir de agosto deste ano, o espaço da base da Cipe Polo em Candeias também abrigará a base operacional da PM de Candeias e servirá como local de treinamento e recrutamento de novos policiais do Estado.