A Marinha do Brasil emitiu um novo alerta sobre a possível formação de um ciclone extratropical em alto mar, entre as localidades de Ilhéus e Caravelas, situadas no sul e no extremo sul da Bahia.
Segundo a Marinha, o mau tempo deve durar até a quarta-feira (26). Existe possibilidade de ventos fortes que podem chegar a 75 km/h e ondas de até 5 metros.
“Isso se dá muito ao sistema de frente fria que está ocasionando na região, no litoral. O ciclone se baseia com grandes tempestades associadas ao sistema de baixa pressão, porque o ar do ciclone é uma ar quente. Então, quando ele entra em contato com essa região de baixa pressão, ele ocasiona tempestades e ventos fortes, e ondas”, explicou o comandante Giovani Andrade, delegado da Capitania dos Portos em Ilhéus.
“Certamente a região desses deslocamentos varia muito da região onde o sistema de baixa pressão existe e a frente fria está sendo ocasionada”, completou.
A marinha também reforça o comunicado aos pescadores da região que, inclusive, já foram avisados de que não devem ir para alto mar. Na Colônia Z-34, que fica no bairro Malhado, em Ilhéus, os trabalhadores estão em alerta.
Ademais, o comandante Giovani destacou a previsão de uma possível ressaca no mar nos próximos dias, mesmo após o período do possível ciclone.
“Outro fator importante da gente ressaltar é que esse sistema ele vai ocasionar também ressacas com ondas de até três metros”, finalizou.