O portal Observatório da Violência e Criminalidade, lançado na manhã desta quarta-feira (4), em uma cerimônia na Cidade do Saber, promete contribuir com o controle dos casos de violência no município. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura e o Ministério de Justiça, e faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública em Cidadania (Pronasci).
O Observador da Violência e Criminalidade terá um papel fundamental para o acompanhamento dos casos de violência que acontecem na cidade. Com o início das atividades do portal, informações sobre índice da criminalidade, locais onde costumam ocorrer, perfil de criminosos e vítimas, horários que acontecem e onde acontecem, ocorrências mais comuns servirão para a análise e prevenção.
Para a secretária de Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, o projeto vai oferecer ao município informações importantes. “Com certeza, a gente vai ter dados estatísticos dos locais onde ocorre essa violência, com quem ocorre, que horas ocorre, e a partir disso a gente criar políticas públicas preventivas, protetivas e políticas também ostensivas para a gente fazer esse combate e prevenir essa violência”, disse a secretária.
O coronel do 12º Batalhão da Polícia Militar de Camaçari, Demósthenes, também participou da cerimônia, já que a PM é parte dessa iniciativa. Para o coronel, conclamar a participação popular no projeto é a forma mais fácil para que os objetivos sejam alcançados. “Esse projeto não vai a frente se não houver o envolvimento social. Essa é uma ferramenta grandiosa, mas o povo tem que se envolver”, ressaltou.
Representando a 18ª Delegacia Territorial (DT – Camaçari), o delegado João Rodrigo Uzzum, afirmou que o portal poderá colaborar com o trabalho de investigação da polícia. “Ele contribui para o trabalho de investigação, para o planejamento do policiamento ostensivo, tendo em vista que ele vai compilar dados, dados esses analisados sob um viés diferente do profissional de segurança pública, que também vai ser muito importante para formação de políticas públicas para o município”, destacou.
O comandante geral da Polícia Militar da Bahia esteve no lançamento do portal e disse acreditar na contribuição da ferramenta para o trabalho dos órgãos públicos envolvidos com a segurança do município. “É mais uma ferramenta que a população tem, e a Polícia Militar e órgãos do Executivo têm para alavancar a melhoria da segurança pública. Todo esse momento que estamos vivendo é no sentido de trazer essa ferramenta como fator preponderante para a melhoria da segurança pública”, salientou.
A coordenadora do Pronasci em Camaçari, Ana Gomes, classificou o lançamento do portal como algo valioso. “O lançamento desse portal é muito valioso para a cidade, porque a gente vai deixar de dizer que a cidade é violenta sem, na prática, a gente ter como formalizar isso”, frisou.
O professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Luis Melhado, é o responsável pela criação do sistema que faz a coleta de dados da violência. O professor lembrou que para o município adotar políticas preventivas de violência, é preciso fazer um monitoramento. “Não dá para fazer um tratamento, sem fazer um diagnóstico preliminar. Com isso será possível elaborar os projetos de prevenção e aí sim, começar a atuar de maneira correta e programada na prevenção da violência”, revelou.
Por Henrique da Mata