Boa parte dos cartórios de Camaçari já funciona com base nas novas normas de privatização. O titular delegatário do cartório de Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas, Antônio Cotrim, diz que o setor que representa já está dentro da lei de privatização e funciona sem maiores problemas. “O nosso cartório aqui está informatizado, não tem filas, todo mundo pode ver isso in loco”, destaca.
O que não é o caso dos outros setores, que ainda aguardam o processo de privatização. Segundo Antônio Cotrim, três cartórios ainda funcionam no antigo modelo de atendimento. “O cartório de Notas do 2º Ofício, o cartório de Registro Civil e o cartório de Protesto de Títulos Bancários ainda não passaram pela privatização”, explica.
Desde a semana passada, o cartório para reconhecimento de firma e autenticação tem apresentado enormes filas, que chega a mais de 30 pessoas. Questionado sobre esta grande quantidade de pessoas na fila, Cotrim, apesar de não ser da sua alçada, explica o motivo do congestionamento para atendimento no setor.
“O cartório de Notas do 2º Ofício não está funcionando, por isso a fila está grande desse jeito. O 2º ofício ainda não foi privatizado”, esclarece. Os três cartórios que ainda não foram privatizados devem estar funcionando nas novas normas ainda este mês.
Por Henrique da Mata