A campanha de vacinação contra a Gripe A (H1N1) continua em todo o estado.
Até o dia 23 deste mês devem se vacinar crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, profissionais de saúde, gestantes, pessoas com doenças crônicas e os adultos com idade entre 20 e 29 anos.
Independente da data, o público alvo poderá procurar os postos de vacinação até o dia 23 de maio, quando termina a terceira etapa da campanha.
A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) alerta o público alvo da campanha que ainda não se vacinou para que procure o mais rápido possível um posto de saúde e providencia sua imunização.
A chegada das chuvas e do inverno, quando o tempo fica mais frio, é a época mais propícia para as infecções respiratórias, entre elas, a Influenza H1N1.
Para controle da infecção é necessária cobertura vacinal mínima de 80%.
A assessora da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), Marlene Carvalho, informa que até o momento foi alcançada a cobertura de vacinação adequada nos Trabalhadores de Saúde, com 98%, na população indígena (70%), e crianças de 6 meses a 2 anos de idade (70%).
Os demais grupos não alcançaram coberturas suficientes – gestantes (maior risco de casos graves e fatais), com apenas 33%, doentes crônicos (20%), adultos de 20 a 29 anos (30%) e os adultos de 30 a 39 anos (8%).
“Os sintomas da Influenza H1N1, muitas vezes são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, rinorréia, tosse, rouquidão, febre variável e, com menos freqüência, mal-estar, mialgia e cefaléia.
Caso a pessoa apresente tosse e febre deve procurar o serviço de saúde”, alerta Marlene Carvalho.
Fonte: Sesab