Está previsto ainda para este mês de setembro o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino da cidade baiana de Brumado, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Munício (DOM), da última terça-feira (1/9).
O documento destaca que as atividades serão retomadas a partir do dia 21 de setembro, com o ensino presencial e o não presencial. Entretanto, nos primeiros trinta dias, o retorno dos estudantes será facultativo, ou seja, optativo.
Em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as aulas presenciais estão suspensas na Bahia desde março deste ano.
No 28 de agosto, o governador Rui Costa (PT) anunciou a prorrogação da suspensão das aulas na rede estadual até o dia 13 de setembro. No entanto, o decreto deve ser estendido nos próximos dias.
As prefeituras, em contrapartido, possuem autonomia para decidir em relação às unidades escolares municipais, já que a norma estadual funciona como uma espécie de “guia”.
Casos da Covid-19 em Brumado
Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Brumado já acumula 930 casos do novo coronavírus, desde o começo da pandemia. Desse quantitativo, 11 pacientes foram a óbito. A taxa de letalidade é de 1,18%.