De acordo com uma nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira, 21, os laboratórios de análises clínicas devem ficar atentos para a possibilidade de obtenção de resultado falso positivo em testes realizados para detectar o vírus HIV do tipo 1, em pessoas que tomaram a vacina contra a gripe Influenza A.

A nota explica que ao tomar a dose da vacina contra a gripe A, o corpo começa a produzir anticorpos Imunoglobina M (IgM), os mesmos gerados da primeira exposição a um antígeno.

 

A forma acelerada de produção industrial da vacina H1N1 com a utilização de novas tecnologias, para atender a estratégia nacional de vacinação contra a Gripe A, contribuiu para o falso resultado já que, atualmente, não há dados disponíveis sobre todos os possíveis efeitos adversos da vacina, segundo informa a nota.

Com isso, o Ministério da Saúde pede aos órgãos responsáveis pelo diagnóstico do HIV-1 que informem aos pacientes imunizados contra o vírus H1N1 sobre a possibilidade de resultado falso-positivo.

Caso necessário, também devem convocar os pacientes para a realização de novo exame após o prazo de 30 dias.