O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU completou dois anos em São Francisco do Conde. Para celebrar a data um ato solene com palestra, simulação de chamados e treinamento com atendimento a vítimas foram realizados na Câmara Municipal de Vereadores. “Hoje, nosso objetivo é possibilitar que as pessoas conheçam como funciona o Samu e a importância que esse serviço de urgência e emergência tem para a população”, ressaltou a enfermeira Luzirene Pereira. O evento contou com a presença da prefeita Rilza Valentim, secretários municipais, vereadores, do Coordenador Geral do Samu Metropolitano, Ivan Paiva, entre outras autoridades.
Associado a uma rede integrada de saúde o SAMU de São Francisco do Conde conta uma equipe de 42 profissionais incluindo médicos, enfermeiros, técnicos e condutores. “Nosso trabalho consiste em levar um atendimento ágil, de qualidade e gratuito através do Sistema Único de Saúde. Esse projeto é analisado por vários países e estamos avançados no quesito atendimento de emergência. É certo que, às vezes, a regulação demora um pouco, mas buscamos uma agilidade cada vez maior, para que possamos dar o encaminhamento correto do paciente, pois ele está em primeiro lugar na realização do serviço”, explicou o médico e Coordenador Geral do Samu Metropolitano, Ivan Paiva.
Segundo o médico, outro problema que dificulta o atendimento é a quantidade de trotes que o atendimento recebe. “A regulação recebe cerca de dois mil trotes diariamente. Enquanto alguns brincam no telefone, uma vida pode ser perdida na espera de atendimento”, lamentou Paiva.
Nesses dois anos em que o serviço foi disponibilizado ao município, aproximadamente, 700 atendimentos foram realizados até o mês de março pelas equipes do SAMU. Uma atividade que requer cuidado e enche de orgulho a enfermeira Vanessa Guimarães. “A principal missão do SAMU é garantir a proteção à vida, por isso temos muito a comemorar nesses dois anos em São Francisco do Conde”.
SAMU
Instituído em 2003 pelo então presidente Lula, a principal finalidade do SAMU 192 é proteger a vida dos brasileiros em casos de urgência e emergência. A prefeitura de São Francisco do Conde aderiu à parceria com os governos federal e estadual e vem garantindo esse princípio aos sanfranciscanos. O município conta atualmente com duas ambulâncias, uma de suporte básico de vida e uma UTI móvel, e uma motolância (moto-ambulância) que garantem segurança a vida, agilidade no socorro e qualidade no atendimento.