A pauta principal do encontro foi discutir a conjuntura das eleições municipais de 2012, filiações partidárias e o Processo de Eleições Diretas (PED) do partido.


O deputado federal Emiliano José, fez uma análise da conjuntura do cenário que hoje vive o Brasil e o partido dos trabalhadores. Segundo o deputado, a conjuntura nacional tem a sobreposição de uma crise internacional, mas o Brasil está muito mais preparado do que os demais países do mundo para enfrentá-la, ainda que não seja uma crise fácil de ser superada. “No plano da política, o Brasil segue a mesma trilha, com os mesmos resultados positivos” destaca o parlamentar.

Ainda segundo Emiliano, as políticas públicas do governo atual refletiram em mudanças significativas para o Brasil. “Esse é um governo de continuidade como nenhum outro na história. Nesses oito anos e oito meses fizemos transformações impensáveis para o nosso tempo de governo. A presidenta Dilma continua um projeto político que está no terceiro mandato do projeto do Partido dos Trabalhadores”, ressalta. O parlamentar citou ainda, o pleno emprego, a criação de novos mercados, a pauta das questões raciais como avanços da agenda do governo.

Foto: Reprodução.Deputado Emiliano José

Sobre a conjuntura estadual, Rosemberg disse que, ao longo dos últimos cinco anos, o partido tem apresentado ações que criaram bases significativas para o Estado. “Estamos com um governo bastante fortalecido, mas gosto de enfatizar que a essência da disputa do poder está na disputa local. Portanto, vamos trabalhar para que cada cidadão entenda que é necessário que em cada localidade nosso partido tenha representatividade, para que juntos possamos mudar a cara da Bahia, trabalhando o desenvolvimento regional vinculado ao desenvolvimento social”, disse Rosemberg.

Leia o manifesto da Articulação CNB metropolitana: Carta aos companheiros petistas

Manifesto da Articulação CNB Metropolitana.

A partir do governo de Lula, em 2003, o PT tem vivido uma história de ampliação dos espaços políticos nos governos pelo Brasil afora. Essa liderança no governo federal, no Estado e em várias prefeituras na Bahia é, sem dúvida, o fruto de uma trajetória, sem precedentes no país, de participação popular nos debates, nas lutas populares e na elaboração de propostas para transformar o Brasil.

Nós, da Articulação CNB Metropolitana, queremos reafirmar nosso compromisso de fortalecimento aos governos Dilma e Wagner, aos nossos prefeitos, aos dois senadores eleitos no último pleito, aos deputados federais, estaduais e vereadores, como também à nossa militância partidária, sindical e popular. Por isso, estamos defendendo e conclamando a participação efetiva dos trabalhadores a aprofundar a base de apoio em nossos governos. Para tanto, queremos resgatar os valores da velha articulação, revitalizando os fóruns periódicos de debate interno, propondo e encaminhando políticas que dêem respostas consistentes e se antecipem à crítica da mídia burguesa.

Não podemos deixar que eles pautem as decisões dos nossos governos nem que intercedam por políticas de interesse exclusivo das classes dominantes. Precisamos dar apoio à rota de crescimento econômico e distribuição de renda que inseriu mais de 30 milhões de brasileiros na classe média. E intervir, pelo debate, pela ação propositiva, na construção das melhores políticas para áreas como saúde, educação, segurança pública, habitação, etc…

Nesse sentido, propomos o fortalecimento da democracia interna das escolas, com a contínua capacitação e valorização do magistério e mais participação dos estudantes para o fortalecimento dos grêmios estudantis, da ampliação de uma cultura com valores elevados com a criação de bibliotecas em todas as escolas, de espaços de cinema e teatro nas grandes escolas públicas, no combate ao “bullying” e às drogas, resgatando a escola como o espaço privilegiado do saber.

Propomos um investimento em polícias pacificadoras, qualificadas para garantir os respeitos humanos, o que inclui o respeito à mulher, aos negros, às pessoas de qualquer orientação sexual, enfim a todos os cidadãos, que devem ser acolhidos e respeitados como tais.

Na saúde, os postos dos bairros devem estar capacitados para prestar a qualquer hora um atendimento mais humano aos cidadãos, praticando a medicina familiar e preventiva, com palestras voltadas à comunidade. Os hospitais públicos, então desafogados, podem prestar ao cidadão comum um atendimento de excelência.

Defendemos que as cidades mantenham o ritmo de crescimento,mas que preservem áreas verdes para a construção de parques, praças com quadras e equipamentos de lazer, a construção de ciclovias seguras que garantam a locomoção das pessoas e ajudem a reduzir o intenso, estressante e poluente transporte automotivo.

Sendo assim, não queremos ser coadjuvantes nesta caminhada da ARTICULAÇÃO CNB, mas sim, participar na construção efetiva de uma sociedade mais justa e solidária na região Metropolitana e demais regiões do nosso querido Estado.

Assessoria de Comunicação do dep. Federal Emiliano José (PT-BA)