Entrar em uma das mais tradicionais escolas de balé do mundo: esta ideia certamente tomava conta dos pensamentos de Danilo Henrique Albino da Silva (9 anos), Fernanda Florêncio Bomfim (11 anos), Mariana dos Santos de Oliveira (10 anos) e Janderson Santos de Almeida (9 anos), quatro das cerca 100 crianças de Camaçari, que passaram pela audição do Bolshoi na tarde da última sexta-feira (03/06) e que foram as pré-indicadas para a seletiva nacional da Escola.
O resultado foi anunciado na noite do sábado (04/06), no Teatro Cidade do Saber, dentro da programação do Festival Nacional de Dança, o Ballace.
O local foi tomado pela emoção e por aplausos que saudavam os pequenos vencedores.
Mães, parentes e amigos, contagiados pela alegria do momento, vibravam pela possibilidade da realização de um grande sonho.
Danilo e Mariana, muito felizes, se abraçavam a todo instante, comemorando e felicitando um ao outro: “Somos amigos e vizinhos.
Treinamos juntos sempre”, disseram eles, que são educandos do curso de balé da Cidade do Saber (CDS).
Fernanda Florêncio, também aluna da CDS, só que da escolinha esportiva de Ginástica Rítmica, não estava presente no momento do anúncio dos classificados.
Janderson Santos, aluno de outro programa social da Prefeitura Municipal de Camaçari, a Casa da Criança, conciliava emoções diferentes: de alegria e tristeza, pela possibilidade de estudar em Joinville e por já imaginar passar os próximos anos distante, fisicamente, da mãe.
Mas conseguiu sorrir nas fotos, deixando que a vontade de ser uma grande estrela da dança afastasse as lágrimas.
Em outubro, as quatro crianças viajam juntas para Santa Catarina, onde participam da segunda fase do processo de seleção, em que terão que disputar vagas com mais de 500 candidatos de todo país.
Caso sejam aprovados, terão oito anos de suas vidas dedicados não só as estudos da escola formal, onde terão que apresentar bom rendimento, mas também às aulas de dança e outras atividades de formação ofertadas pela filial brasileira do Bolshoi.
Quando Camaçari foi incluída em 2008 no circuito de umas das audições de dança mais relevantes do país, muitas crianças conseguiram visualizar a chance de, no futuro, se realizarem profissionalmente pela arte.
Assim, a cada ano, a estória de sonhos que se tornam realidade é contada na Cidade do Saber.
E apesar de todos conhecerem o final, nunca deixa de emocionar e encher o coração de esperança tanto para quem participa, quanto para quem apenas observa.
* Fonte: Ascom