Na manhã desta terça-feira (15/12), vendedores ambulantes foram notificados com a informação de que precisam retirar suas respectivas barracas da Praia do Cristo, no centro de Ilhéus, cidade situada no sul da Bahia. O prazo determinado é de 24h.
Segundo o documento, o intuito da medida é evitar aglomerações durante o período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Na ocasião, fiscais da prefeitura também explicaram que a ação está no projeto de padronização e, com isso, será medida toda a área da praia para na sequência ser realizada a redistribuição dos barraqueiros, desta vez com distanciamento social adequado durante o período do verão.
A prefeitura destacou que mesas, cadeiras, som e a comercialização de bebidas alcoólicas estão proibidas a partir desta terça-feira. O acesso de banhistas à praia está autorizado, desde que respeitem as determinações de prevenção à Covid-19, a exemplo do uso da máscara facial.
O estacionamento que dá acesso ao local, localizado na Avenida 2 de julho, foi fechado para uso exclusivo de serviços públicos e emergências, como Samu, Polícia, Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram) e fiscais da Prefeitura. A Sutram será responsável por fazer a fiscalização do estacionamento.
Dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus apontavam que, até a tarde da segunda-feira (14/12), Ilhéus tinha registrado 268 óbitos causados pela Covid-19 e 300 ainda seguiam em tratamento, com o vírus ativo.