No sábado (26/12), um dia após a celebração do Natal, um verdadeiro “congestionamento” aéreo tomou conta da região sul da Bahia. Com um número significativo de aviões indo para o litoral, a movimentação, mesmo já esperada com a chegada do final do ano, surpreendeu especialistas da área.
O tráfego foi tão intenso que várias aeronaves tiveram que dar voltas repetidamente para aguardar a liberação do pátio.
Os destinos dos jatos e também aviões a hélice eram os Aeroportos da Costa Sul da Bahia, a exemplo de Porto Seguro, Trancoso, Ilha de Comandatuba e Ilhéus.
No fim da tarde do sábado, pelo menos 15 aviões executivos tinham como destino o sul baiano, conforme apontou a plataforma Flight Radar24, uma das ferramentas adotadas para medir o tráfego aéreo e que monitora o rastreamento desses voos.
O editor-chefe do site AEROIN, Carlos Martins, afirmou que a “revoada” causou, inclusive, a suspensão dos pousos devido à falta de espaço no pátio, e as aeronaves foram instruídas a aguardar em órbita e, quando pousassem, teriam que somente desembarcar os passageiros, abastecer, caso fosse necessário e, logo em seguida, decolar novamente.