Mildreles Dias Ferreira, conhecida como Mãe Dede de Iansã, de 90 anos, morreu na madrugada da última segunda-feira (1), após sofrer um infarto. De acordo com informações de amigos e pessoas ligadas à líder religiosa e fundadora do terreiro Oyá Denã, localizado na comunidade de Areias, Mãe Dede passou mal, após atos de intolerância religiosa.
Segundo o coordenador de Promoção da Igualdade Racial de Camaçari, João Borges, há pelo menos três meses recebeu diversas denúncias a respeito de ações caluniosas e ofensivas, contra a sacerdotisa. “Há aproximadamente um ano, uma igreja evangélica se instalou em frente ao terreiro e iniciou os ataques à Mãe Dede e familiares. Na noite da morte, os parentes informaram que os fiéis da igreja resolveram realizar um culto religioso praticamente na calçada do terreiro, demonizando os orixás”, explicou.
O coordenador João Borges disse ainda que familiares acreditam que o acúmulo de insultos pode ter provocado o mal estar e, consequentemente, o infarto que resultou na morte da ialorixá. “Tenho toda a documentação das denúncias, inclusive uma ocorrência registrada na 26ª Delegacia Territorial de Vila de Abrantes. Situação mais do que clara de perseguição, exemplo de desrespeito e intolerância religiosa”, afirmou.
Na tarde desta terça-feira (2), familiares de Mãe Dede, considerada a ialórixá mais antiga do município, se dirigiram à 18ª Delegacia Territorial de Camaçari, no intuito de registrar o ocorrido. O andamento do caso será acompanhado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi), que lamentou oficialmente a morte de Mãe Dede, na página do órgão, no Facebook.
Lamentavel esse caso, todos cidadãos tem o seu direito de escolher sua religião, pena que muitos não sabem disso, santa ignorância.
Que Deus e Maria santissima conforte a família e amigos dessa bela filha de Deus.
que este caso possa ser investigado a fundo, e os responsaveis pelos insultos, serem responsabilisados;
que este caso possa ser investigado a fundo, e os responsaveis pelos insultos, serem responsabilisados;
Poxa, que pena que nos dias de hoje com tanta oportunidade de escola e dependência religiosa, ainda temos que assistir isto. Muito lamentável.
DIGA O NOME DESSA IGREJA. ELES NÃO CONHECE O QUE DIZ JESUS AMAI-VOS UNS AO S OUTROS COM ELE VOS AMOU.
fico revoltada com isso cada um cuide da sua vida deixa opção dos outros em paz, é por isso que mundo nunca termina com esta falta de amor vcs nunca tem amor no coração quem dirá DEUS, que não se agrada disso preconceito e crime vcs são assassinos mataram esta mãe de santo injuriando desfazendo da religião do candomblé seus assassinos.
è por causa dessa bando de evangélicos filhos da puta que se acham a última bolacha do pacote
Suas palavras de ódio atingem todos os Evangélicos quando voce deveria descontar apenas nesse grupo de idiotas que insultaram a mãe de santo. Antes de julgar, entenda de que esse grupo não é Evangélico e por que não é? por que os atos deles estão fora da Santa doutrina Evangélica e, estando fora, não são evangélicos. Simples? reveja seus conceitos e trate de fazer a justiça, isso é digno do ser humano. Sou Evangélico, sigo a Santa doutrina deixada por Deus e não tenho esse grupo pseudo evangélico como Evangélicos! Convido ao colega a ler no que nós Evangélicos cremos… Leia mais »
Po reportagem, “suposto ato”???? Quanto tiverem certeza do que estão falando vocês postam e aí eu crio uma opinião, beleza????
Absurdo!!!!!!! Até quando????
Porque essas pessoas que fazem esse tipo de protesto, nos pontos de droga???? Porque não desafiam os poderosos do tráfico?Sabe porque? Porque ao invés de matar provavelmente eles morreriam!!!! Perseguem os pacificos, que não tem a mesma índole deles!!!! Cambada de Covarde!!!!!
Bem lembrado!
Quando será que o “CFT, Conselho Federal de Teólogos”, irá começar a fiscalizar estas Pseudos igrejas evangélicas? Quando os ataques se tornarem mais violentos e os números de vítimas aumentarem? Aguardo uma resposta do CFT???????????????????????????
o governo Brasileiro sabe de tudo isso,só quero ver quando vão tomar uma providencia,pq por enquanto só eles estão nos matando nos rebaixando diuturnamente em seus programas,nos perseguindo politicamente,tentando aprovar leis contra nossa religião,quando começar nossa reaçao fora da lei como eles fazem ai talvez alguma coisa seja feita.quando eles chegarem em sua porta para satanizar,sai todos de porretes peixeira,facão,espingardas e mete neles,só assim eles vão parar ou as autoridades vão tomar providencias.ninguem faz nada contra esses pastores fundamentalistas.eles invadem igrejas quebram tudo,invadem terreiros.paciencia tem limite.
Eu tenho relações de amizade com muitos evangélicos…com certeza esses que ofenderam essa senhora são como os radicais fanáticos do estado Islâmico…não representam todos os muçulmanos seguidores de Maomé. Fazem mais estragos á sua fé do que bem, pois os bons vão pagar pelos maus.
Considero falta de respeito cm o proximo. A salvação é individual, então para que se incomodar cm a vida do outro. Deus se agrada com as obras, jamais cm as perseguições. Que Deus a aguade em um bom lugar. Pq no juizo final eles vão responder por isso.
Sera q Deus ta satisfeito com isso? Isso não passa de idealismos desses fanaticos estupidos e ignorantes pois nem sua propria religião conhecem e fazem um monte de besteiras em nome de Deus…não se esqueçam de q os cristãos foram perseguidos e jogados aos leões. Com isso não quero acreditar q estao querendo se vingarem agora…não esquecam quem com ferro feri com ferro sera ferido..
Intolerância sim. E o pior é que isso so vai acabar quando colocarmos nos nossos terreiros leões para come-los vivos
.
.
Ai vai aparecer policia para resolver a problematica…e a justiça brasileira vai acabar com esse protecionismo corrupto!!!!
Ai vai aparecer policia para resolver a problematica…e a justiça brasileira vai acabar com esse protecionismo corrupto!!!!vivemos ou não um estado Laico? Onde esta a nossa carta maxima.
A Constituição! !!!!!! E enfeite??
essa morte dessa mulher não esta totalmente esclarecida…portanto se não teem certeza não criticam os cristãos.
Não é só essa notcias, que, esta sempre acontecendo, de intolerança, não so com nossa e outras religiao,. Essa grande iguinorancia, ñ pode ser de quem se diz humano e ABRAÇA uma, religião, sera, que antes, percebem, que se abraça primeiro o AMOR, que plsnta e todos os coraçes, e que esse AMOR, vem de DEUS.
AMAI-VOS, ASSIM COMO EU VOS AMEI.
É INACEITÁVEL QUE PESSOAS QUE SE DIZEM RELIGIOSAS, POSSAM AINDA FAZER ESTE TIPO DE COISA, A PUNIÇÃO DESE TIPO DE GENTE TEM QUE SER EXEMPLAR.
Olha eu sou evangelica e tenho amigo e uma irma minha faz parte do camdoble .eu acho que essa historia ta mal contada .se foi por causa dos insultos nao sabemos esta senhora ja estava com 90 anos tem um momento que a morte chega pra nos todos …vao apurar o caso .pq a biblia diz que nao jugai pra nao ser julgados..e ai daqueles que se levantar contra a menina dos olhos do senhor Jesus .eu em outrora eu fui do camdoble e sempre respeite os envangelicos ..
Independente da morte os insultos foram feitos. E mais uma vez a intolerância religiosa acontece. Se acham donos da verdade?
Tenho 55 anos e até hoje publicamente só vi os que se denominam evangélicos insultar desde palavras leves e sem peso até atos como chutar ou urinar imagens de santo que são sagradas aos católicos e seguidores de religião de matriz africana. NUNCA vi outras religiões se meterem com as demais, são sempre eles os mesmos, os evangélicos e em 100% dos casos insuflados por falsos “pastores”, ou seriam carniceiros??? tem imagens na TV…
Enquanto esta Lei contra intolerância religiosa ficar “só no papel” esse tipo de coisa continuará acontecendo. Jesus disse para não julgar nem condenar, porém é o que estes “evangélicos” mais fazem: julgar e condenar as pessoas.
“justiceiro”, meu caro, não acuse uma intolerância religiosa cometendo outra. Será mesmo que generalizar é a saída? Será que são todos os evangélicos? As atitudes de alguns não representam a postura de todos da categoria, afinal, todo preto é ladrão? Claro que não, então, deixe de ser sensacionalista.
Primeiro, lamento a morte dessa digníssima senhora e, como EVANGÉLICO venho através desse espaço democrático repudiar a forma como foi conduzida a matéria e algumas considerações nos comentários tão intolerantes quanto aos membros do grupo religioso que ofendeu a Mãe de santo. Primeiro, a matéria foi infeliz ao denominar o grupo acusado de ofensas a Mãe de santo de “evangélicos” e chamar o templo de “Igreja Evangélica”. Tal afirmação é uma intolerância para denunciar uma intolerância ocorrida. Eu como Evangélico me sinto ofendido em ser colocado ao mesmo patamar dessa raça pestilenta e endemoniada que agrediram a mãe de santo.… Leia mais »
Sabe o que e mais engraçado Leal, e que vc vem criticar a forma como foi escrita a reportagem, so que no momento o que mais temos vistos dos Evangélicos são atos de discriminação contra a varias religiões, infelizmente a falta de respeito vem da doutrina Evangélica, que infelizmente nao esta sento o devido controle pela policia, para coibir essas atitudes mostruosas.
enquanto as pessoas que não tiver entendimento das religiao nao respeitar uns ao outros vai ter sempre conflito de religiaõ o que sera do ser humano que dis,a blblia sagrada nunca viveremos em paz
enquanto tiver ignorancia as pessoa discuti sobre religiaõ vai acontecer que muitaspessoas vaõ morrer por isso não gosto de nem comentar este assunto,todos temos liberdade para viver em paz sem conflito esta e´minha opinaõ
Que Deus me livre daqueles que dizem que seguem a ele. Se tem uma coisa de que quero ser salvo é de Jesus e seus seguidores.
Só acho estranho a reportagem não colocar a versão da igreja acusada. Precisamos ficar atentos pois a mídia é tendenciosa.
Os nossos xiitas estão a um passo de instalar a Jihad no nesse país. Tirando todas as demais religiões os que se dizem evangélicos e seguidores de Jesus (o deus vivo deles) estão aos poucos minando as religiões tidas como as mais fracas para depois bater nas mais fortes e com maiores números de seguidores. Falam e agem por si próprios, interpretando o livro sagrado deles ao bel prazer, tal qual os extremistas mulçumanos e botam por livre iniciativa palavras nas bocas de Jesus e Deus. Se já não bastasse nos preocuparmos com os ladrões nas ruas, os políticos safados… Leia mais »
Sou evangelica e discordo disso tudo. Isso é calúnia e a verdade vai prevalecer. A senhora ja tinha 90 anos. Os evangélicos deveriam ter vergonha de julgar a favor de histórias que nem sabem a verdade. Deveriam saber a verdade e se Unir a
favor da Verdade e não de meras calúnias. Deus é justo e a verdade vai prevalecer. .. eu creio…
Entendo a sua colocação. Mas o povo do aşé ja anda revoltado por conta do programa Gladiadores do Altar da Universal do Reino de Deus. Quando algo assim acontece, a revolta é notória. Então a Igreja evangélica vem pedindo para ser banida do Brasil.
Essa senhora ja tinha vários problemas de saúde essas pessoas que tão julgando o pastor. eles ha vários anos queiram feicha a igreja porque quando tem cultos os guias não desciam. porque o poder de deus e muito forte naquela igreja .
Os senhores além de intolerantes são também extremamente covardes, mãe Dedê tinha sim 90 anos, por isso mesmo merecia o respeito dos senhores, temos cópias dos vários boletins de ocorrência que foram feitos pelos membros da terreiro, após sofrerem injúrias e agressões por parte de gente que não tem mais o que fazer do que importunar a vida dos outros, existem testemunhas de que essa manada de acéfalos passou a noite em frente a casa da mulher proferindo lhe xingamentos e solicitando a saída de um tal “demônio” do local, demônio este que deve estar na casa de vocês, pois… Leia mais »
Evangélicos, tomem cuidado. Que não suceda a vocês o que sucedeu aos judeus na Europa. E tenho dito.
Tem que acabar. Esses evangélicos extremistas tem que parar. Chega de intolerância. Foi o que eles mesmos gritaram alguns anos atrás pela perseguição da igreja católica. Nenhum protestante morreu quando a igreja católica os criticou. Porque alguém tão amada e tão linda tem de sofrer este tipo de abuso. Fora com a igreja assassina que chamam nossos deuses de demônios. No evangelho os judeus e seguidores de cristo não criticaram outras religiões até porque não existem novas religiões. A igreja evangélica é uma ceita. Porque saiu do catolicismo e da igreja grega. Quem souber entender que entenda. Vamos acabar com… Leia mais »
Evangélicos, abram os olhos e leiam. Vocês estão provocando, incitando uma reação ao nível da NOITE DE SÃO BARTOLOMEU, vocês estão “ressuscitando” a Rainha Catarina de Médici. Anotem aí, 23/24 de agosto de 1572 pode se repetir no Brasil por exclusiva respeonsabilidade de vocês.
– Nao julguem , Para nao serem Julgados …..
Quem são os verdadeiros evangélicos? São aqueles que faz a vontade de Deus.
Eles andam como Jesus ? Você acha que Jesus faria isso ?
Simplesmente eu fico chateado com essas situações porque quando isso acontece o termo usado “evangélico” atinge a todos nós que temos uma vida santa e reta diante de Deus.
Cadê a versão da Igreja, será que só os cristãos atacavam ? CUIDADO MEUS IRMÃO AS MÁS CONVERSAÇÕES CORROMPE OS BONS COSTUMES.
Pelo que eu ouvir dizer que a casa de candomblé também atacava porque os guias não descia quando tinha culto. (Lógico que a onde os filhos de Deus está os inimigos não fica.)
A paz e a graça de Cristo esteja com vocês amados.
DÁ A CESAR O QUE É DE CESAR, PORQUE SE PREOCUPAR COM OS OUTROS?
NÃO FOI DITO, DEIXE OS MORTOS ENTERRAR OS MORTOS.
Ta certo que a senhora estava com 90 anos,a igreja não se dava o direito de insulta-la e com isso contribuir para que ela desse ataque do coração e morrer, a tempos atras fizeram a mesma coisa com outra senhora batendo com a bíblia na cabeça dela,dizendo que estava expulsando demônios, e dentro do terreiro dela !!e com isso a senhora mãe Gilda foi cometida de uma neurisma e morreu, quem não respeita a religião dos outros estão indo contra Deus,respeito a todas as religiões,
A SABEDORIA QUE VEM DO ALTO Eu muitas vezes fico a meditar como é que pessoas muitas delas cultas, discute problemas de comportamentos individualizado, para atacar um seguimento ou instituição. hoje, no mundo atual, onde todas as coisas são “licitas”, onde tudo pode e nada é condenável, surge grandes lideres evangélicos, padres, e pessoas de muitas outra denominação seja ela religiosa ou não, para alertar a população mundial, principalmente os nossos jovens de que eles tem que aprender a obedecer limites em suas vidas. Se nós olharmos ao nosso redor, principalmente homens e mulheres na faixa etária entre 40 a… Leia mais »