Tempo de espera de 30 minutos para embarque e desembarque no sistema ferry-boat. É o que informa a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), na manhã desta segunda-feira (22). São sete embarcações, no sistema bate-volta.
Os dois sistemas funcionam em operação especial por causa do São João. No ferry, o movimento maior é no terminal de São Joaquim, em Salvador. Nas lanchas que fazem a travessia para Mar Grande e Morro de São Paulo, o movimento é tranquilo.
Clientes, condutores de veículos de pequeno e grande porte, que desejam usar o serviço de hora marcada podem verificar a disponibilidade de vagas através do site da Internacional Travessisa. As compras de passagens nos dois terminais podem ser feitas com dinheiro ou por meio dos cartões de crédito e débito.
Lanchas
As travessias marítimas Salvador-Mar Grande e Morro de São Paulo começaram, nesta segunda, a operar com esquema especial para o São João. Tanto no Terminal Náutico da Bahia, no Comércio, como no Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, os usuários encontram embarque imediato, de acordo com a Astramab.
As saídas ocorrem de meia em meia hora, e as condições de navegação na Baía de Todos os Santos são consideradas boas, com mar calmo e ventos fracos.
O usuário que for utilizar a linha de Mar Grande para deixar a capital com destino às localidades da Ilha de Itaparica são atendidos por 14 embarcações, com horário normal de 30 em 30 minutos ou a cada 15 minutos, a depender da demanda de passageiros.
De Mar Grande para a capital a última viagem acontece às 18h30. Já a última saída de Salvador ocorre às 20h.
A linha Salvador-Morro de São Paulo também opera com oito catamarãs e lanchas rápidas para atender quem quer passar os festejos juninos na Ilha de Tinharé.
Os catamarãs e as lanchas rápidas que operam no transporte marítimo entre Salvador e Morro de São Paulo saem de Salvador nos horários 8h30m, 9h, 10h30m, 13h e 14h30. Já as saídas de Morro de São Paulo são às 9h, 9h30, 11h30m, 12h30m e 15h. A viagem dura em média 2h20.