O avião da Azul, que sairia do Brasil para buscar a vacina de Oxford/AstraZeneca contra o novo coronavírus (Covid-19), agora vai ser usado para levar cilindros de oxigênio a Manaus, neste sábado (16/1). A decisão acontece após a negativa da Índia em enviar imediatamente as doses do imunizante.
A capital amazonense vive atualmente um colapso no sistema de saúde, em virtude do aumento significativo de casos do novo coronavírus.
Em nota oficial, o Ministério da Saúde destacou que a medida ocorreu “devido à questões diplomáticas entre Brasil e Índia”.
A resposta das autoridades indianas acabou baldando os planos do governo federal, que estimava começar a vacinação no país já na próxima semana, utilizando o imunizante de Oxford.
Entretanto, o Instituto Butantan respondeu que vai liberar para o Ministério de Saúde a vacina chinesa, batizada de Coronavac, produzida em parceria com o laboratório Sinovac.
Na sexta-feira (15/1), o governo federal enviou um ofício ao órgão, no qual requisitava entrega “imediata” de seis milhões de doses do imunizante contra a Covid-19.