Nesta terça-feira, 19 de janeiro, depois de participar do início oficial da vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) na Bahia, o governador Rui Costa (PT) seguiu para Brasília. Na ocasião, o petista visitou as embaixadas de Índia, Coreia do Sul e do Japão com o intuito de apresentar o parque automobilístico que a Ford Motor Company vai deixar no município de Camaçari, situado na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Segundo o Governo da Bahia, a Índia possui como destaques a empresa Tata Motors, atualmente dona da Jaguar e Land Rover, e a Mahindra, que já possui atividade no Brasil, em Porto Alegre. No encontro da presente data, Rui conversou com o embaixador Suresh K. Reddy.

“Queremos convidar as fabricantes indianas para conhecer a área antes ocupada pela Ford para avaliar a possibilidade de instalação num dos maiores parques existentes no Brasil, inclusive com porto exclusivo” assegurou o governador.

O governo baiano ressaltou que Reddy indicou que o país possui o interesse de que companhias indianas estejam no Brasil, sobretudo, na Bahia, além de manifestar o desejo de iniciar parcerias no campo tecnológico (área que a Índia tem ampliado seus investimentos nos últimos tempos).

Ainda conforme destacou o governo, o representante japonês, Akira Yamada, salientou o mesmo sinal verde de interesse. O Japão possui marcas tradicionais, a exemplo da Nissan, Toyota e Honda.

Rui se reúne com embaixadas de países da Ásia para “vender” parque da Ford em Camaçari. (Reprodução / GOV-BA)

Estiveram presentes em todas as agendas, acompanhando Rui, o vice-governador, João Leão; o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães; o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Antônio Alban; o diretor de Tecnologia e Inovação do Senai/Cimatec, Leone Peter Andrade; o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Júlio Bonfim; e o superintendente de Atração e Desenvolvimento de Negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Paulo Guimarães.

Nas redes sociais, Rui fez uma análise da agenda em Brasília.

“A missão na capital federal foi batalhar para atrair empresas para substituir o vazio deixado pela Ford em Camaçari. Nossa comitiva apresentou as oportunidades de investimento em nosso estado nas embaixadas da Índia, do Japão e da Coreia do Sul, onde nos reunimos, respectivamente, com os embaixadores Suresh K. Reddy, Akira Yamada e Kim Chan-Woo”, enfatizou Rui.

“Vamos fazer tudo que for possível para retomar essa importante cadeia produtiva na Bahia e recuperar os empregos perdidos. Por isso também estiveram conosco em Brasília o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Júlio Bonfim; o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Antônio Alban; e o diretor de Tecnologia e Inovação do Senai Cimatec, Leone Peter Andrade”, acrescentou.

0 0 votos
Article Rating