O Enem 2021 deverá ser aplicado em novembro ou dezembro deste ano, segundo afirmado pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, no domingo (7).
Na visão dele, o cronograma da edição de 2021 do exame não deve ser alterado. “As provas serão por volta de novembro, dezembro”, afirmou. O Enem 2020 estava previsto para acontecer em novembro daquele ano, mas acabou adiado por conta da pandemia, sendo aplicado agora em 2021. Houve inclusive certa pressão popular para que sofresse novo adiamento, devido à segunda onda de disseminação da Covid-19, mas a prova foi mantida.
A versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio ocorreu nos últimos dois domingos (31 de janeiro e 7 de fevereiro), tendo uma abstenção total de 71,3%, já que mais de 66 mil candidatos faltaram.
O objetivo do Inep é tornar o Enem totalmente digital até 2026 e, já na edição de 2021 da prova, haverá um aumento na oferta, visando o crescimento do número de inscritos na nova modalidade de realização do exame.