Quem não aceitar os novos termos de privacidade do WhatsApp, previstos para entrar em vigor no dia 15 de maio, vai ter o envio e a leitura de mensagens totalmente restritos no aplicativo, conforme informado pela Central de Ajuda da empresa.
Até aceitar a atualização, que dá permissão ao WhatsApp para fornecer suas informações para o Facebook, o usuário ainda poderá ver suas notificações e receber chamadas por um “curto período” não especificado. Será possível também aceitar os novos termos depois do dia 15, mas o mesmo texto divulgado informa que a política relacionada aos usuários inativos, que consiste em apagar contas após 120 dias sem atividade, será aplicada.
Antes de 15 de maio, no entanto, é possível exportar todo seu histórico de conversas e baixar os dados de relatório da conta ou, caso seja da vontade do usuário, apagar a conta, sendo esta uma decisão irreversível. Optando pelo apagamento, o usuário perde seus backups (cópias de segurança) e deixa os grupos dos quais participava.
Concordando com os novos termos, você permite que dados gerados por interações com contas comerciais, a exemplo das lojas que atendem pelo WhatsApp, sejam utilizados por essas empresas para te direcionar anúncios no Facebook e no Instagram.