Muitos são os motivos da grande paixão das mulheres pelos famosos saltos altos. Seja para se sentir mais atraente, ou mais alta, mais longilínea e até mais empoderada, ele foi durante muito tempo a escolha preferida de muitas mulheres.
Infelizmente, no último ano a maioria deles tiraram longas férias das nossas vidas e o pior, sem previsão de voltarem a ativa. A causa disso todos vocês podem imaginar: COVID-19.
Eventos corporativos, seminários e palestras presenciais, congressos, festas, coquetéis, jantares, baladas, celebrações… Todos esses eventos e comemorações foram silenciados e consequentemente as roupas, acessórios e os sapatos usados nessas ocasiões foram deixados de lado e foram abandonados nossos guarda-roupas. O mercado deste segmento também sentiu esse silêncio.
Segundo o site Glossy, houve uma queda nas vendas de sapatos de saltos altos de pelo menos 70% em todo o mundo no último ano por conta da pandemia.
Por outro lado, o novo normal trouxe uma nova rotina, onde o home office, as palestras via zoom, as lives de artistas, os cursos via plataformas digitais e os programas em casa e em família são a nova realidade. A nossa casa tomou uma outra dimensão muito maior e mais significativa do que antes já era. Podemos perceber essa nova rotina facilmente no modo de se vestir e até de calçar das pessoas. Afinal, quem usa um scarpin em casa para uma reunião virtual?
As amantes de salto alto que me desculpem, mas estamos vivendo a era das FLATS! Sejam os tênis, as sapatilhas, os mocassins, as “rasteirinhas” ou as birkenstocks que estão fazendo o maior sucesso, os sapatos baixos parecem que vieram pra ficar.
Não há como negar que o conforto passou a ser o principal critério de compra dos produtos de moda, assim como a sua versatilidade e funcionalidade. E não poderia ser diferente com os sapatos. Usar uma papete em casa e poder dar uma saidinha rápida ao mercado com todo o conforto, literalmente aos seus pés, não tem preço. O tênis também ganha cada vez mais espaço, tanto nas prateleiras das lojas, como nas nossas sapateiras. Aliás, segundo ortopedistas, ele é o calçado mais ergonômico para o ser humano.
E quem disse que precisamos de saltos altos para nos sentirmos elegantes, longilíneas e até mais empoderadas?
Separei algumas dicas para garantir o estilo de cada uma nós. A primeira é para as mais baixinhas: quando forem usar sapatos ou sandálias sem salto prefiram as cores que se aproximam mais do seu tom de pele. Esse truque é excelente para reduzir a sensação de achatamento da silhueta e trazer também uma leveza ao look. Lembrem sempre, quanto mais pele amostra, mas alongada a nossa silhueta.
A segunda é para quem acha que só sapato alto significa sofisticação: escolher sapatilhas ou sandálias com predarias é uma ótima forma de dar um toque de elegância ao seu look. Além disso sapatos nos tons metalizados, seja dourado, cobreado ou prateado também dão um toque a mais de glamour.
Hoje o mercado oferece muitas alternativas de sapatos baixos para todos os estilos e preços também. Tudo isso para garantir que a mulher continue sua paixão com os sapatos.
Confesso que até pouco tempo atrás não resistia ao poder de uma bela sandália plataforma, mas hoje ela não cabe mais na minha vida e, sem muito drama, consegui fazer essa transição de estilo sem perder a minha identidade e a minha personalidade. Muitas vezes estamos tão acostumadas com os padrões de moda e beleza que a sociedade nos impõe que nem refletimos se realmente queremos pintar nossos fios brancos, aplicar botox, fazer procedimentos cirúrgicos, e até mesmo usar um simples sapato de salto alto. Tudo se torna tão automático que não paramos pra pensar se é o que queremos ou que as outras pessoas estão esperando de nós. A pandemia deu um belo de um empurrão nesse meu processo de repensar esses padrões e o resultado foi libertador!
Repensar o nosso estilo de vida e o nosso estilo pessoal é fundamental nesse processo. Estar sempre se perguntando quais são as minhas prioridades é essencial para fugir das famosas armadilhas das imposições da moda, das promoções, das compras por impulso e das compras por “oportunidade”. Ter sempre em mente que tudo que nós compramos causa impactos negativos no meio ambiente e que ninguém precisa gastar o seu dinheiro para comprar um sapato que você provavelmente não faz ideia de quando poderá usá-lo. Olha o Consumo Consciente cada vez mais presente no nosso dia a dia!
E pra finalizar, gostaria de dizer que assim como a maioria de você não vejo a hora de poder participar de eventos, encontrar pessoas, comemorar junto com a minha família e amigos e sim, me arrumar especialmente para essas ocasiões tão especiais. Mas acho que mesmo nesse retorno a nossa “antiga” rotina, o conforto continuará sendo uma prioridade e os meus sapatos, assim como eu, teremos definitivamente descido do salto.
E você? Vai descer do salto também?
Adorei o artigo!! Me fez refletir sobre imposições da sociedade que não nos fazem nada bem, mas que acabamos seguindo!
Acho que esse momento é bastante propício para essa reflexão mesmo, Priscila!
Parabéns Mônica pelo artigo, adorei, realmente é preciso repensar nossos padrões e atitudes, ainda mais com tudo que estamos passando, mas que com certeza sairemos mais fortes.
Verdade, Letícia! Saíremos mais fortes e mais solidários também!
Amei! Sem dúvida, um look com conforto não deixa nada a desejar se soubermos dar nosso toque de personalidade! Amo um tênis e amo mais ainda poder usar em muitas ocasiões sem medo de errar!
Tb adooooro um tenis, Kathelun e agora, mas do que nunca, tenho usado sem medo de perder meu estilo!
Eu já doei os meus sapatos poderosos mas torturantes, mas valeu a pena enquanto aguentei. Que empodera, empodera. ?
Sem sombra de dúvidas, Celi! Eles de fato são poderosos! ?
eu amo flats. creio que conforto e elegância podem caminhar juntos. otimo artigo, Monica.
Exatamente, Fan! Elegante é sermos nós mesmas e com todo conforto possível! ?
Excelente artigo, venho nessa “pegada ” há algum tempo, início de difícil aceitação, mas hoje totalmente adaptada amando as opções! Valeu Mônica por reforçar mais ainda esse nosso “Novo Normal”!
Realmente no primeiro momento precisamos aceitar que mais vale uma flat e o corpo são, que um salto e os desconfortos que vem com ele. ?
Mônica gostei muito desse artigo. Essa pandemia veio p mudar muita coisa.
Parabens.
Isso, Mercedes! Repensar muuuitos paradigmas! ??
Parabéns pelo artigo! A propósito, me sinto também bem poderosa e estilosa usando um belo tênis!!! Elegância e conforto poder em e devem andar sempre juntos
Isso, Nívea! Elegância e conforto podem andar juntinhos e de mãos dadas! ?
Sou total adepta das flats no dia a dia antes mesmo da pandemia! Meus joelhos agradecem! Excelente artigo, Monica!
Obrigada, Fabiana! ?
Sem dúvida estamos mudando muito nossos hábitos! O chique é menos e mais confortável!!! Não eh o que dizem por aí?
já desci do salto faz tempo!!! Mas não vejo chance de ir a um evento, casamento a noite sem um belo salto!!! Isso ainda não consigo imaginar ?!!!
Acredito que será apenas uma questão de tempo, Mariana. Veremos…!