Internado há mais de três meses, devido a complicações da Covid-19, o prefeito de Vitória da Conquista teve uma piora em seu quadro de saúde, nesta terça-feira (16). Segundo divulgado por sua assessoria, Herzem Gusmão (MDB) teve mais de suas funções vitais comprometidas nesta manhã, agravando sua situação clínica.
Internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, o gestor eleito de Vitória da Conquista tem quadro classificado como instável e muito grave. Ainda conforme dito em comunicado, nem mesmo as diversas medidas adotadas pela equipe do conhecido complexo hospitalar têm sido o bastante para conter o avanço das complicações que afetam Herzem.
“A família agradece e reforça o pedido de orações pela vida de Herzem. Deus abençoe a todos”, concluíram.
Na sexta-feira (12), o político e radialista precisou de intubação. Além do uso do respirador, foram administrados também antibióticos mais potentes, a fim de tratar a infecção grave apresentada por ele.
Herzem Gusmão, de 72 anos, testou positivo para Covid-19 no dia 7 de dezembro de 2020, sendo internado dias depois, pois a doença passou a afetar seu pulmão.
Reeleito com 54,71% dos votos válidos, ele tomou posse em cerimonia virtual, no dia 8 de janeiro, direto de um leito de unidade de saúde. Sua vice-prefeita, Sheila Lemos (DEM), assumiu o poder executivo municipal e afirmou estar em oração pelo colega de chapa, diante da notícia de sua piora.