O Banco Comunitário Tupinambá, vinculado à Associação Comunitária Estivas de Abrantes foi inaugurado em Vila de Abrantes, em parceria com o Banco do Nordeste. A iniciativa deve facilitar o acesso a crédito para o microempreendedor local, de até R$1.000.

Através do programa CredAmigo do Banco do Nordeste, tanto pessoas jurídicas quanto físicas podem ser contempladas através do Banco Comunitário. “Para ser beneficiado, é necessário que a pessoa exerça alguma atividade comercial ou preste algum serviço, mesmo que esteja no início do negócio. É preciso também que apresente RG, CPF e comprovante de residência, e num prazo de até sete dias úteis o banco libera o microcrédito. Cada beneficiário terá 60 dias de carência para começar a pagar o empréstimo”, informou Joelson Cruz, coordenador em exercício do programa.


De acordo com os representantes da instituição financeira, esse é o segundo banco que a comunidade de Vila de Abrantes cria. O presidente da associação, Uilian Almeida, entende que essa é uma demanda do local, e acredita que “o banco vindo à comunidade é muito mais prático e muito mais fácil para a gente conseguir o que a comunidade está precisando”, concluiu.


O programa contempla grupos de até 30 pessoas, mas em Abrantes foram formados grupos menores. “A garantia do banco é o aval solidário. Um vira avalista do outro. Quem, por alguma razão, não conseguir pagar o crédito recebido, o grupo se responsabiliza, e o valor passa a ser rateado pelos componentes. A gestão é compartilhada para que ninguém prejudique ninguém. Não é um dinheiro gratuito, é um dinheiro que a pessoa sabe que tem responsabilidade com seus parceiros”, observou Uilian Almeida.


A inauguração ocorreu nesta sexta-feira (19) com a presença da Secretaria de Turismo de Camaçari (Setur).

0 0 votos
Article Rating