Nos últimos meses aconteceram as Fashion Weeks nos principais polos de moda do mundo: Nova Iorque, Londres, Milão e Paris. Uma das tendências que mais me chamou atenção foi o tema: OTIMISMO! E como estamos precisando dele, né?
Traduzindo o tema para o que foi apresentado nas roupas podemos ver mais cores vibrantes além do brilho, seja nos dourados e prateados fazendo referências ao vintage e ao futurismo respectivamente. Acho que rolou uma vibe de retorno às festas, será?
Confesso que ao me deparar com esse tema uma chama de esperança despontou em mim. Diante de todo esse momento triste e muitas vezes desesperador, que a pandemia do COVID-19 tem nos causado, ver o otimismo dos designers de moda e acreditar que tudo isso vai passar, em certa medida me consola.
Após um ano de pandemia estamos todos cansados desse momento presente, em que estamos confinados em nossas casas. Além do conforto que virou prioridade no vestir, as cores neutras também reinaram nos home office.
O que fazer então para trazer um pouco desse otimismo por meio da moda?
Dando um chega pra lá nesses tons suaves e neutros das nossas roupas e usando e abusando de cores, muitas cores!
Aliás, você sabia que as cores afetam as nossas emoções e são capazes de provocar reações psicológicas quase que instantâneas. Escolhi algumas muito presentes nas semanas de moda para falar um pouco dos significados de cada uma. Assim, tenho certeza que vocês entenderão melhor o poder de cada uma delas.
Vamos começar com o Azul. Segundo Eva Heller, autora do livro A psicologia das cores, essa é a cor preferida de 45% entre homens e mulheres. Os principais sentimentos citados pelas pessoas foram simpatia, harmonia, amizade e confiança. Vale dizer que nenhum sentimento negativo foi associado ao azul. Quem não tem alguma peça azul no seu guarda-roupa, né?
Agora é a vez do verde. Minha cor favorita! É a segunda cor preferida das pessoas, também segundo a escritora Eva Heller. Fertilidade, esperança e sagrado são os principais destaques positivos para essa cor. O verde aparece também como cor simbólica da natureza. Acho que é por isso que gosto dela tanto. Foi uma cor destaque nas semanas de moda, nos seus mais variados tons. Acho que independente de tendência é uma cor que merece a nossa atenção sempre.
Otimismo, jovialidade, ludicidade e diversão, são uma das sensações positivas provocadas pelo amarelo que simboliza o sol, a luz e o ouro.
Apesar de não ser uma cor tão preferida pelas pessoas, acho que no momento em que estamos vivendo vale apostar nela. Inclusive muitas marcas apresentaram modelos nessa cor. Pode ser que você não tenha uma peça de roupa amarela, mas um acessório já está valendo, como um colar , um brinco, um lenço, uma tiara, qualquer ponto de cor, já fará a diferença.
A cor que continua como tendência, segunda as semanas de moda é o laranja. Considerada como cor da transformação e do budismo, exótica e penetrante e da recreação e da sociabilidade. Alegre, pode trazer uma pitada de espiritualidade para os nossos dias. Além de combinar lindamente com o vermelho, verde, amarelo, tons terrosos e outros tantos tons neutros.
E por fim, mas não menos relevante, o vermelho. Cor das paixões, dos reis, da felicidade. A simbologia do fogo e do sangue. É uma cor poderosa e muitos designers também apostaram nessa cor. Também adoro um vermelho, e acho que pra mim é porque significa vida e intensidade. Aliás, aqui vale a dica do bom batom vermelho que é infalível para dar aquele up no visual bem rapidinho para aquela reunião on line mais importante ou para alguma live especial.
Em suma, como profissional da moda, acredito muito no poder das cores de transformar e afetar os nossos sentimentos. Estamos vivendo uma crise séria, aguda e a nível global. Conseguir trazer um pouco de leveza e alegria para as nossas casas em tempos tão difíceis pode ser uma verdadeira injeção de esperança e otimismo que tanto precisamos enquanto as nossas vacinas não chegam.
Finalizo esse artigo com essa frase de Mário Bonatti:
“A vida tem a cor que você pinta”
A minha vida está ficando bem verde e vermelha. E a sua?
A sensibilidade está no mais alto nível e, de forma contrária ao que representa, nem todos percebem. A pandemia trouxe à tona a emotividade e as cores representam muito bem nossa emoção. Oportuna a contextualização, Monikita. Sou extremamente a cor laranja, a propósito, desde sempre. Beijos.
As cores embelezam a vida, os momentos. Temos que retornar ao belo! Amei o artigo!?
Arrasou no artigo, cores sempre nos alegram, não tem como você colocar uma roupa colorida e não mudar seu astral. Eu adoro roxo, vermelho e tons de rosa.
Excelente texto, nos faz remeter o ludico as cores e eu sou Azul de ponta cabeça.