A Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), divulgou dados positivos para a economia baiana. Em 2017, o Instituto de Geografia e Estáticas (IBGE) anunciou a Bahia como o maior estado produtor de guaraná do Brasil e a agricultura familiar vem se destacando nesse cenário até hoje.
Com uma produção anual de 50 toneladas, a Cooperativa dos Agricultores Familiares do Baixo Sul (Coopafbasul), localizada no município de Ituberá, no Baixo Sul, fatura, em média, R$ 16 milhões por ano, com grãos qualificados, rastreabilidade e manejo sustentável.
Por meio do projeto Bahia Produtiva, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a Coopafbasul vem recebendo investimentos. Estão sendo aplicados R$3 milhões em ações de infraestrutura, como a implantação de uma unidade de beneficiamento de grãos e a aquisição de equipamentos.
“O motivo maior de orgulho é saber que aquilo que estamos produzindo tem uma excelência em qualidade, que chega a países com alto grau de exigência para produtos de exportação. Com isso, podemos dizer que a agricultura familiar baiana chegou a esse nível graças a projetos do Governo do Estado, como o Bahia Produtiva e o Pró-Semiárido. Esse é o caminho emancipador dos agricultores familiares”, afirma o secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes.