washington couto 01
Secretário de Saúde de Camaçari, Washington Couto.

Em entrevista na tarde desta segunda-feira, 20, no programa Além da Noticia, apresentado por Roque Santos, na Sucesso FM (93,1), o secretário de Saúde de Camaçari, Washington Couto descartou a possibilidade de morte por Síndrome  Guillain-Barré, em um caso registrado em Arembepe, na orla de Camaçari.

Segundo Washington Couto, o paciente em questão não apresentou nenhum sintoma das viroses ( Dengue, Chikungunya, Zica), que são consideradas também, como processos iniciais que podem evoluir para o Guilain Barré. “ Eu quero ressaltar que Guillain-Barré não é outro vírus, o Guilain- Barré é um acometimento neurológico que pode ser iniciado tanto por um processo de vírus, como por bactéria. Aquele caso de  Arembepe não causado por comprometimento de Guillain-Barré, ta descartado. A morte foi causada por outra coisa.”, garantiu

Apesar de descartar a suspeita, o secretário acrescentou que as causas reais da morte só serão divulgadas no laudo, que ainda não tem data prevista para ficar pronto.

Na oportunidade Washington, revelou que dois casos de Guillain-Barré foram notificados em Camaçari, no entanto, apenas um de fato foi confirmado. O secretário disse ainda, que o paciente desenvolveu a doença , mas ainda assim o paciente não teve o início originário de Dengue, Zica  ou Chikungunya.