Estão abertas até o dia 17 deste mês, as inscrições para concurso público oferecido pela Advocacia Geral da União – AGU, em edital nº 1/2015, que irá preencher 84 vagas para o cargo de Advogado da União de 2ª Categoria, com reserva de oportunidades para negros e candidatos com deficiência.
A seleção externa será feita pelo Cebraspe (antigo Cespe/UnB) e para disputar uma das vagas ao cargo, que proporciona remuneração inicial de R$ 17.330,33, o candidato precisa ter: idade mínima de 18 anos, diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Direito, registro de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, dois anos de prática forense, dentre outros requisitos.
A taxa de inscrição custa R$ 195,00, a pré-inscrição deve ser feita via internet, no endereço eletrônico do Cespe.
A seleção terá as fases de: prova objetiva; inscrição definitiva; provas discursivas; prova oral; sindicância de vida pregressa; e avaliação de títulos. A prova objetiva, a inscrição definitiva, as provas discursivas, a avaliação de títulos e a sindicância de vida pregressa serão realizadas nas 26 capitais dos Estados e no Distrito Federal, mas a prova oral e a perícia médica dos(as) candidatos(as) que se declararem com deficiência serão realizadas somente em Brasília/DF.
A prova objetiva terá a duração de cinco horas e será aplicada na data provável de 11 de outubro de 2015, no turno da tarde. As provas discursivas serão realizadas nas datas prováveis de 9 e 10 de janeiro de 2016.
O edital informa que a inscrição definitiva será requerida somente por aqueles aprovados na prova objetiva e classificados até a 357ª posição na listagem geral, até a 24ª posição na listagem de candidatos com deficiência e até a 95ª posição na listagem de candidatos às vagas reservadas aos negros.
Os novos Advogados da União serão distribuídos entre as unidades de lotação da AGU, somente no momento da convocação dos aprovados.
Edital completo e todas as atualizações: edital.