O governador da Bahia, Rui Costa anunciou, em bastidores, que deve ser candidato ao senado nas eleições deste ano. O governado, tem até abril para renunciar ao cargo e disputar as eleições. Mas, ao que tudo indica, essa foi um decisão unilateral de Rui, que não foi bem aceita no Partido dos Trabalhadores, já que, desta forma, o ex-governdor Jaques Wagner deixaria de disputar a vaga no governo passando o bastão para outro.
Segundo informações, Rui não quer ruir a parceria entre PT, PSD e PP na Bahia. Desta forma, o senador Otto Alencar (PSD), que seria candidato à reeleição, seria deslocado para a candidatura ao Palácio de Ondina.
Segundo informações divilgadas pelo site Bahia Notícias, após um diálogo demorado, Wagner indicou que abriria espaço para que Otto fosse então candidato ao governo – ainda que o desejo inicial do senador fosse permanecer no cargo.
permanecendo esta estrutura do grupo político para a eleição de 2022, Wagner continuaria como senador, assumiria parte da articulação política na campanha de Lula na Bahia e tentaria fazer as conexões entre o projeto de eleger Otto e o programa petista nacional.