A Rússia está entre os três maiores produtores e exportadores de petróleo do mundo. O Brasil pode ser afetado economicamente se a economia mundial for abalada por essa relação violenta.
Além disso, a Rússia também pode cessar a importação de fertilizantes e outros produtos para agricultura. O Brasil chegou a importar, em 2021, US$ 3,3 bilhões de toneladas de fertilizantes químicos da Rússia. A falta do produto pode afetar a safra e deixar os alimentos mais caros. Vale reforçar que o agronegócio brasileiro é responsável por uma grande parcela do PIB brasileiro.
Em 2021, os negócios entre Brasil e Rússia movimentaram US$ 1,7 bilhões, entre as exportações de carnes, frangos, soja e café, mais ainda é pouco. A Rússia compra apenas 0,6% do Brasil. As empresas de frigoríficos estão preocupadas com os possíveis impactos.
Em 14 de fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro visitou o país para ajustar as negociações, mas não foi um bom momento, o país vive um clima imenso de tensão e a visita foi vista como uma fracasso.
O conflito entre a Rússia e a Ucrânia coloca o mundo em alerta, desde a disputa pela recuperação de território, em 2014.