Quando começou a trabalhar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cia 1, a enfermeira Elizete Lima Barbosa Ribeiro não imaginava que ficaria marcada na história da cidade de Simões Filho. Ela viu sua vida mudar no ano passado, quando pacientes com sintomas respiratórios começaram a ocupar as unidades de saúde de todo o Brasil. Elizete esteve na linha de frente do enfrentamento à pandemia do Coronavírus e, nesta terça-feira (19), foi a primeira pessoa da cidade dela a se imunizar contra a doença.
“Acreditem na ciência!”, é este o recado que ela manda para toda a população da cidade localizada na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Para ela, a CoronaVac vem como uma luz no fim do túnel, especialmente por poder evitar que novos óbitos pela Covid-19 venham a acontecer. Elizete já sofreu perdas em sua família, inclusive.
“Duas palavras definem este momento para mim: ‘esperança’ e ‘gratidão’. Esperança de que dias melhores venham para a nossa comunidade e gratidão por ter chegado até aqui”, afirmou, emocionada.
Logo depois dela, outras trabalhadoras da área de saúde, que também se dedicaram a combater o Coronavírus ao longo do último ano, foram vacinadas. Adinaram de Medeiros Galvão, técnica em enfermagem que atua no Covidário da cidade, Simone Torres Santos, da vigilância epidemiológica local, Durcielia Almeida de Menezes, da SAMU, Veraneide Lima da Silva, técnica de enfermagem do Hospital Municipal, e a médica Katlen Costa Mamedio.
As seis foram vacinadas pela secretária de Saúde Iridan Brasileiro e aplaudidas ao fim da imunização, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Cia 1. Os que acompanhavam o evento fechado as viam como símbolo de um futuro tranquilo e mais aproximado da normalidade.
Na ocasião, todos pareciam ter ciência de estarem presenciando um momento histórico para a cidade. Iridan esteve bastante emocionada, sendo amparada por colegas. “Eu me lembro do primeiro óbito e de como eu chorei junto com a família. Esse foi o momento mais difícil da pandemia, as famílias perderem seus entes queridos”, disse, olhando em retrospecto.
A solenidade também contou com a presença do prefeito Dinha Tolentino, seu vice Sid Serra, a deputada Kátia Oliveira, vereadores e autoridades locais.