Nesta segunda-feira (11), uma adolescente viveu um fato inusitado na capital baiana. A garota, de 16 anos, descobriu que estava grávida no momento do parto. Ela procurou a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), do bairro de Brotas, em Salvador. A adolescente, que se queixava de dores abdominais há dois dias, deu à luz a um menino de 3,175kg, com 51 centímetros.
“Paciente relatou dor abdominal intensa, do lado esquerdo, e constipação, sendo avaliada pela médica clínica, quando foi solicitado de prontidão raio-x, exames laboratoriais e indicado uso de analgesia”, detalha a enfermeira Luciene Passos ao destacar que a paciente negou uma possível gravidez quando questionada pela médica em consulta.
A jovem negou que houvesse a possibilidade de estar grávida e foi encaminhada para a sala de medicação, mas começou a apresentar uma protusão na região vaginal e rompimento da bolsa amniótica. Então, para a surpresa de todos que estavam no local, o parto foi realizado na própria sala, sem intercorrências nem para o bebê, nem para a adolescente.
Os médicos plantonistas Roberta Veiga, Juliana Andrade e Gabriel Costa, a enfermeira Luciene Passos, as técnicas de enfermagem Damiana Pinto, Ivana Batista, Judice Vale e Ivany Borges, além das pediatras Caroline Schons, Fernanda Ataíde e Luana Couto.
Após cuidados iniciais à criança e à genitora, uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi acionada e a paciente regulada para o Instituto de Perinatologia da Bahia (IPERBA).
Caso semelhante
Mulher dá à luz em banheiro de hospital em Salvador
No começo de março, uma mulher deu à luz no banheiro, em um hospital de Salvador. O caso, semelhante da adolescente, aconteceu no Hospital Professor Eládio Lasserre (HPEL) e, segundo a assessoria de comunicação da unidade de saúde, a paciente informou que não sabia que estava grávida e deu entrada na emergência com queixa de forte dor lombar. Tanto a mãe quanto o bebê foram atendidos e encaminhados a uma maternidade cujo nome não foi informado.